Prefeitura de São Paulo promove caminhada inclusiva pela valorização da fisioterapia e terapia ocupacional

Em parceria com o Crefito-3, evento contou com shows de artistas com deficiência, tendas de informação, vivências e orientações sobre as categorias

No mês de outubro, em que se comemora o Dia Nacional do Fisioterapeuta (13) e o Dia Mundial da Terapia Ocupacional (27), a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED) e Verde e Meio Ambiente (SMVA), em parceria com o Crefito-3, promoveu no último sábado, 20 de outubro, no Parque do Ibirapuera, a I Caminhada Inclusiva pela Valorização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. O Prefeito Bruno Covas, os secretários municipais da SMPED e Cultura Cid Torquato, André Sturm, a Secretária Adjunta de SMADS Gitane Leão , o prefeito regional da Vila Mariana Benedito Mascarenhas, a Senadora Mara Gabrilli e demais autoridades convidadas estiveram presente.

O evento reuniu profissionais da área, pessoas com deficiência e suas famílias, para ressaltar a importância da reabilitação, da fisioterapia e da terapia ocupacional, em um percurso acessível de um quilômetro. Além da caminhada, o encontro contou, ainda, com shows de artistas com deficiência, tendas de informação, terapias, vivências e orientações sobre as duas profissões.

Abrindo a programação cultural, o bailarino com paralisia cerebral Marcos Abranches apresentou o espetáculo Canto dos Malditos, um solo de dança contemporânea que, nas palavras do artista, “exacerba o corpo na solidão, no fracasso, na tristeza e na desesperança frente às atrocidades da vida”. Em seguida, o repertório de rock de Dudé e a Máfia agitou o Parque do Ibirapuera. 

A cantora Yzalú apresentou toda a diversidade em seus versos de rap em estilo de Música Contemporânea Brasileira. Encerrando as apresentações, Billy Saga, com trajetória de duas décadas de dedicação na carreira, o MC paulistano é um dos mais autênticos e combativos rappers a abordar, nas entrelinhas de músicas com temas variados, o direito das pessoas com deficiência.

Todas as atividades contaram com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Confira as fotos do evento: 

 O Prefeito Bruno Covas, os secretários municipais da SMPED e Cultura Cid Torquato, André Sturm, a Secretária Adjunta de SMADS Gitane Leão , o prefeito regional da Vila Mariana Benedito Mascarenhas e demais autoridades convidadas estiveram presente.

Todos os participantes reunidos no local com prefeito, secretários e autoridades.

 O Prefeito Bruno Covas, os secretários municipais da SMPED e Cultura Cid Torquato, André Sturm, a Secretária Adjunta de SMADS Gitane Leão , o prefeito regional da Vila Mariana Benedito Mascarenhas e demais autoridades convidadas estiveram presente.

Tendas com os serviços municipais.

Secretário Cid Torquato, a Coordenadora de Comunicação da SMPED Ciça Cordeiro e a ativista  Ketly Dias

Secretário Cid Torquato com a Senadora Mara Gabrilli.

Secretário Cid Torquato com o bailarino com paralisia cerebral Marcos Abranches, a cantora Yzalú, o rapper Billy Saga.

Secretário Municipal Cid Torquato e a equipe da SMPED.