Prefeitura de São Paulo ganha posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras

Praça de atendimento do Edifício Matarazzo recebeu nesta sexta-feira (27) a tecnologia que faz a intermediação entre munícipes surdos e serviços públicos

A Prefeitura de São Paulo recebeu nesta sexta-feira (27), um Posto de Atendimento Presencial (PAP) da Central de Intermediação em Libras (CIL) na praça de atendimento do Edifício Matarazzo, sede do governo municipal.

A CIL, administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), é um serviço de intermediação em Libras/Português/Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos.

Com a instalação do sistema, a equipe de atendimento da Prefeitura poderá atender o público surdo com intermediação em tempo real.

“O objetivo da CIL é promover a autonomia das pessoas com deficiência auditiva. A SMPED tem um papel fundamental de garantir o cumprimento dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, apresentando um projeto reformulado e sempre contando com o apoio da comunidade surda, para que o serviço seja referência nacional”, destaca o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Sobre a Central de Intermediação em Libras

O serviço realiza a intermediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Modalidades de Atendimento

Online - os munícipes com deficiência auditiva poderão fazer download do aplicativo “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares e tabletes Android ou IOS e computadores, via website. Quando acionado, o serviço faz a mediação entre surdo e intérprete.

Download Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.icom.smped.android

Download Site: https://v3.icom-libras.com.br/w/smped/webview/

Presencial - De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h. As solicitações e agendamentos poderão ser feitas pessoalmente ou por telefone e WhatsApp pelo (11) 96470- 4414. Já o atendimento presencial e in loco são realizados das 9h às 17h pelo e-mail: agendamentocil@prefeitura.sp.gov.br ou contato.cil@prefeitura.sp.gov.br


O ativista Paullo Vieira testa a ferramente da Central de Libras com a intérprete de Libras da SMPED, Elsa Oliveira.

Intérprete de Libras na tela do computador, por meio do aplicatico da CIL, conversa com a equipe da Prefeitura de São Paulo, que está salão de entrada da Prefeitura de São Paulo.

Prefeito Bruno Covas com secretários municipais.

Todos observam o ativista surdo Paullo Vieira testa a ferramenta da CIl na entrada da Prefeitura de São Paulo.

Prefeito e secretários parabenizam o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.