PROCON PAULISTANO, SMJ e SMPED fecham parceria para verificar denúncias de falta de acessibilidade nas relações de consumo

A assinatura do termo de parceria foi realizada nesta terça (17), durante a cerimônia de posse da nova coordenadora Zulaiê Cobra Ribeiro

O PROCON Paulistano, a Secretaria Municipal de Justiça e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED, trabalharão em conjunto para receber e averiguar denúncias de consumidores que se sintam prejudicados pela falta de acessibilidade nos estabelecimentos comerciais da capital paulista.

A assinatura do Termo de Cooperação entre os órgãos foi o primeiro ato da nova coordenadora do PROCON Paulistano, Dra. Zulaiê Cobra, que tomou posse do cargo nesta terça-feira, 17 de julho, na sede da Prefeitura de São Paulo.

A ação, que envolverá procedimentos de orientação e fiscalização, será feita em três dimensões: acessibilidade arquitetônica, comunicacional e digital, incidindo também sobre os sites de ‘e-commerce’.

“Ter o PROCON como parceiro de fiscalização de falta de acessibilidade é um grande passo para toda a população com e sem deficiência de São Paulo, é mais um passo importante para tornarmos a cidade plenamente inclusiva”, declara o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Como fazer uma denúncia por falta de acessibilidade?

Basta acessar o site www.proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br, realizar o cadastro e preencher os dados referentes ao fornecedor/estabelecimento/plataforma digital que será denunciado. Em seguida é necessário relatar a irregularidade e anexar os documentos pertinentes. Após a análise da denúncia, as empresas relatadas serão notificadas a prestarem esclarecimentos e, casos não se regularizem, poderão ser autuadas de acordo com a legislação municipal e de proteção ao consumidor.

Secretário Cid Torquato reunido com o prefeito Bruno Covas e demais representantes do PROCON.

Representantes do PROCON.

Autoridades e representantes reunidos com o Prefeito Bruno Covas.

Prefeito Bruno Covas segura o termo assinado, nas mãos. Secretário Cid Torquato observa.

Cerimônia de assinatura do termo de cooperação SMPED e PROCON  Paulistano e posse da nova coordenadora Zulaiê Cobra. Participaram do evento o prefeito Bruno Covas, o secretário municipal em exercício da Justiça, Renato Ferreira, o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, Secretária adjunta da SMPED, Marinalva Cruz, chefe de Gabinete da SMPED, Flávio Fenólio, chefe de gabinete da Justiça, João Manoel, representando a equipe do PROCON Paulistano, Adriana Schoeller, promotor do PROCON Paulistano, Rodmir Ervolino, o chefe de gabinete da Controladoria Geral, Luiz Fernando do Amaral e o coordenador do arquivo público do Estado de São Paulo Fernando Padula.