Prefeitura de São Paulo promove passeios inclusivos ao Museu do Futebol

A ação integra o projeto “Cultura Inclusiva”, que incentiva a inclusão de pessoas com deficiência em eventos e equipamentos de cultura

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED) promoveu nesta quinta-feira, 5 de julho, o primeiro passeio inclusivo ao Museu do Futebol. A ação integra o projeto “Cultura Inclusiva”, que incentiva a inclusão de pessoas com deficiência em eventos e equipamentos de cultura.

O evento foi a primeira atividade da parceria firmada pela SMPED e Museu do Futebol, equipamento vinculado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Com o intuito de aumentar a participação da pessoa com deficiência nas atividades do museu, as visitas de grupos com deficiência serão realizadas de julho a dezembro, nas 1° e 3° quintas-feiras de cada mês, e contarão com o serviço de tradução em Libras.

“O esporte é um grande vetor de inclusão e inserção social para todas as pessoas, com ou sem deficiência. Por isso, ações como esta fortalecem o processo de inclusão das pessoas com deficiência, exercitando o direito de acesso à cultura e ao lazer”, disse o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

O diretor executivo do Museu do Futebol, Eric Klug, comentou sobre o ganho da população com a parceria: “O Museu do Futebol nasceu com a premissa de ser um local para todos. Por isso estamos contentes com a parceria do Estado e Prefeitura em acolher a causa”. Afirma.

“Quando falamos em local público significa que é capaz de atender todos. Porém, quando um equipamento não inclui uma pessoa com deficiência ela deixa de cumprir o seu papel. Por isso nosso grande objetivo na condição de secretário é fazer com que o esporte e lazer da cidade de São Paulo seja de fato inclusivo e público, que oferte atividades para todo e qualquer cidadão, comentou o secretário municipal de Esportes e Lazer, João Farias

Participaram do evento o secretário municipal de Cultura André Sturm e o representante de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco, Fernando Zivtsac.

Entidades interessadas em levar um grupo poderão solicitar um micro-ônibus adaptado por meio da SMPED.

Cultura Inclusiva

O projeto “Cultura Inclusiva”, que tem o apoio do Itaú Unibanco, é uma iniciativa para que pessoas com deficiência tenham cada vez mais acesso à cultura, por meio de recursos de audiodescrição e interpretação em Libras, bem como de acessibilidade arquitetônica, em atrações culturais e espetáculos, em diversos pontos da cidade de São Paulo.

jovens e crianças com deficiência chegam de ônibus no Museu.

o secretário de cultura André Sturm com mães e jovens com deficiência,

Mães e jovens com deficiência no local.

Jogadores do futebol de amputados durante partida.

Equipe do futebol de amputados.

secretário Cid Torquato com convidados do evento.

diretor executivo do Museu do Futebol, Eric Klug, fala ao microfone, na frente do palco.

Convidados do evento observam procunciamento dos secretários e representantes.

secretário e representantes assinam o termo de parceria.

secretário e autoridades com equipe do futebol de amputados.

secretário com as mães do grupo de jovens com deficiência do Tendal da Lapa.

secretário com mães e jovens com deficiência.

secretário com os jogadores do time de futebol dos amputados.