ContrataSP – Pessoa com Deficiência: 5ª edição do programa chega à Zona Norte

Ação da Prefeitura de São Paulo já garantiu a inserção de 10% dos profissionais com deficiência que se inscreveram nas edições anteriores

A 5ª edição do ContrataSP – Pessoa com Deficiência já tem data e local marcados: será no dia 13 de novembro, das 10h às 17h, no Centro Cultural da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte de São Paulo. A ação gratuita é organizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e as Subprefeituras da Freguesia/Brasilândia e Casa Verde/Cachoeirinha.

Para esta edição já temos mais de 40 empresas cadastradas, entre elas destacamos: Ambev, Coca-Cola, Latam, Via Varejo (Casas Bahia), Burger King, Raia Drogasil, Sonda Supermercados, Carrefour, CIEE, e Makro.

O ContrataSP integra o Programa de Inclusão Econômica (PRIEC), iniciativa da Prefeitura de São Paulo para a inserção de públicos vulneráveis no mercado de trabalho ou no empreendedorismo na região onde moram. Empresas de vários segmentos participam do evento, onde serão disponibilizadas vagas de emprego para profissionais com deficiência e reabilitados do INSS. Os interessados devem comparecer com currículo e documentos pessoais (RG, CPF, Carteira de Trabalho, laudo ou certificado de reabilitação profissional). Também é possível fazer um cadastro prévio pelo site http://bit.ly/ContrataSP5ªEdição, para evitar filas para inscrição no dia.

As ações na Zona Oeste, Zona Leste, Zona Sul e Centro receberam um total de 3.653 inscritos e, até a última edição, 10% dos participantes já conseguiram emprego pelo projeto. Ao contrário do que muitas empresas afirmam sobre a falta de qualificação de profissionais com deficiência, um levantamento feito durante o ContrataSP apresenta outras informações. De acordo com o relatório elaborado pelo Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência, 49,4% dos profissionais já concluíram o ensino médio e 14,9% deles têm ensino superior completo, ou seja, a escolaridade não é um problema.

Embora a falta de acessibilidade no local de trabalho seja outra questão apontada pelos empregadores, boa parte do público presente na 4ª edição do ContrataSP informou não precisar de adaptações. Tornar a empresa acessível é apenas uma etapa do processo, e, mais que isso, não adequar o ambiente de trabalho, segundo a Lei Brasileira de Inclusão, já é considerada uma forma de discriminação.

Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, na cidade de São Paulo vivem quase 2,8 milhões de pessoas com deficiência. Dentre elas, 500 mil fazem parte da população economicamente ativa e apenas 42,8 mil estão empregadas com contrato formal. Com o intuito de aumentar este número, foi sancionada em 1991 a Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213). A legislação exige que as empresas com mais de cem funcionários destinem de 2% a 5% dos postos de trabalho para pessoas com deficiência, porém, ela nem sempre é cumprida.

Além das empresas cadastradas o ContrataSP também oferece alguns serviços que vão ajudar e orientar o trabalhador. São eles:

• Pré-seleção para as vagas de emprego ofertadas pelas empresas de diferentes segmentos.

• Emissão de Carteira de trabalho (1ª e 2ª via), para pessoas a partir de 14 anos de idade (CATe).

Documentação necessária:

1ª via: RG, certidão de nascimento ou de casamento original e 01 foto recente 3x4.
2ª via: RG, certidão de nascimento ou de casamento original, 01 foto recente 3x4, a carteira anterior ou qualquer documento que contenha o número e a série da carteira de trabalho antiga.

• Orientação sobre benefícios previdenciários (INSS).

• Orientação e elaboração de currículos (CATHO).

• Orientação sobre cursos e linhas de crédito para empreendedores (SEBRAE-SP).

• Inscrição para vagas de estágio, disponíveis na Prefeitura de São Paulo (CIEE).

• Orientação sobre Direitos e Deveres da população com deficiência (CMPD).

• Inscrição para cursos de qualificação profissional (IOS).

• Orientação sobre emprego apoiado (ITS).

• Orientação sobre cursos de LIBRAS (Instituto Seli).

• Orientação sobre os serviços da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED.


A inclusão como uma via de mão dupla

O trabalho significa dignidade e autoestima para as pessoas com deficiência. A partir da inclusão no mercado de trabalho, elas enxergam que são plenamente capazes de exercer funções no ambiente corporativo e na sociedade. A contratação de pessoas com deficiência exige algumas condições, como promover a acessibilidade no posto de trabalho e a capacitação tanto do contratado como das demais pessoas que já pertencem ao quadro funcional da empresa contratante. Certamente, esse é um custo muito menor do que o que as empresas vêm pagando em multas, como penalidade pelo não cumprimento da Lei de Cotas, o que leva a pensar que a questão pode estar muito mais relacionada à discriminação e ao preconceito do que à condição econômica das corporações.

Confira o relatório do Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência a partir dos dados sobre a participação de pessoas com deficiência nas ações municipais para oferta de empregos: ContrataSP e Dia D.


Serviço: Contrata SP 5ª Edição
Local: Centro Cultural da Juventude (CCJ) – Av. Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha (ao lado do Terminal de Ônibus)
Horário: Das 10h às 17h
Inscrições também pelo link: http://bit.ly/ContrataSP5ªEdição
Mais informações: 11 3397-1507 ou Whatsapp 11 99973-8710