Virada Cultural 2018 teve mais de 75 atrações com Libras e Audiodescrição

A 14ª edição do evento foi a mais inclusiva de todas

A 14ª edição da Virada Cultural, maratona cultural com música, teatro e dança, ocupou diversos pontos da cidade das 18h do sábado, dia 19 de maio, às 18h de domingo, 20 de maio. Para incentivar a participação e inclusão das pessoas com deficiência, a Virada deste ano contou com mais de 75 atividades com Libras e audiodescrição, disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), com apoio do Itaú Unibanco.

Promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a Virada Cultural tem como objetivo estimular a convivência em espaços públicos, convidando a população a explorar a cidade de São Paulo, seus equipamentos culturais e de lazer, com atividades artísticas gratuitas.

Entre os destaques da programação inclusiva teve o show da banda Rouge, no Vale do Anhangabaú. Já, no palco “Cabaré”, na Praça da República, se apresentaram Dudé e a Máfia. No Boulevard São João, os shows do Nação Zumbi e Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá em Legião Urbana 30 anos tiveram todos intérpretes de Libras.

Equipamentos públicos como centros culturais, casas de cultura e teatros também receberam Libras e audiodescrição. Na Biblioteca Mário de Andrade, foram promovidas exibições de filmes, intervenções, apresentações de teatro e leituras dramáticas, como “Regina Duarte lê Caio Fernando Abreu” e ”!Ame-se quem puder!” com a participação de Zezé Motta e Cida Moreira.

A celebração seguiu também na Chácara do Jockey, no palco “Domingo no Parque” com shows do Jota Quest, Paulo Miklos (ex-Titãs) e Projota, todos com tradução para Língua Brasileira de Sinais.

“A acessibilidade na Virada Cultural de São Paulo garante a participação de toda a população nesta grande festa que estimula a cultura, a dança e a arte. A cada edição estamos trabalhando para que mais pessoas possam participar e desfrutar plenamente do evento”, afirmou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Confira algumas fotos do evento: 

cantores e banda no palco. Intérprete de Libras do lado direito do palco.

ator no centro do palco, com o microfone nas mãos. Lado direito o intérprete de Libras. 

Intérprete de Libras do lado esquerdo do palco, no centro, o cantor  e a banda ao fundo.

Intérprete de Libras do lado esquerdo do palco. Pianista ao fundo e ator do lado direito do palco.

Dois cadeirantes em uma pista de skate. Público ao redor observa.

Cantora no centro do palco. Banda ao fundo e intérprete de Libras do lado direito.

Cantoras no centro do palco, uma atrás da outra, seguram seus microfones.

Intérprete de Libras do lado esquerdo do palco, Grupo de cantoras no centro. Banda ao fundo.

Intérprete de Libras do lado esquerdo interage com cantora, do lado direito. Todos estão dançando.