Prefeitura concede Selo de Acessibilidade Arquitetônica para Centro Empresarial Itaú Conceição

O Selo certifica que o imóvel respeita as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na cidade de São Paulo

A Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Prefeitura de São Paulo, entregou o  Selo de Acessibilidade Arquitetônico ao Centro Empresarial Itaú Conceição, localizado na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, Zona Sul, nesta quinta-feira, 10. 

O Selo, regulamentado pelo Decreto nº 45.552/2004, é concedido para edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Desde 2013, 638 locais, como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais, já foram contemplados.

O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, destacou o significado desta certificação: “Cada Selo concedido é uma conquista em termos de respeito aos direitos das pessoas com deficiência”.

Os critérios e parâmetros que são avaliados nas instalações para a concessão do Selo de Acessibilidade seguem a Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (ABNT NBR 9050 - disponível em http://bit.ly/1WhF7wr), que estabelece todos os itens de acessibilidade arquitetônica.

A presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade, Silvana Cambiaghi, explica o que é avaliado pelo órgão: “Para um local receber o Selo de Acessibilidade é preciso ter todos os itens corretos, desde corrimãos, rampas, pisos, corredores, acessos a todos os cômodos, sanitários acessíveis, entre outros critérios estabelecidos na ABNT NBR 9050”.

Mais informações sobre o Selo de Acessibilidade:
www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/cpa/index.php?p=16265.

secretário municipal Cid Torquato e representante do Itaú conversam com funcionários em uma das salas de reuniões do local. Atrás deles, tem um telão com uma apresentação das ações do Itaú.

secretário Cid Torquato entrega o Selo de Acessibilidade para o diretor de Relações Institucionais do Itaú Unibanco, Cícero Araújo, que segura o Selo nas mãos.

 secretário municipal da SMPED, Cid Torquato, equipe da SMPED e do Itaú.