Prefeitura de SP relança atendimento online da Central de Intermediação em Libras

Serviço reformulado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) vai atender a população surda de forma remota com intérpretes ao vivo.

A Prefeitura de São Paulo relançou nesta terça-feira (24) os serviços da Central de Intermediação em Libras (CIL) por meio de aplicativo e website, para que pessoas com deficiência auditiva possam contatar ou utilizar os serviços públicos da cidade. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a cidade de São Paulo possui 516 mil pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência auditiva, sendo 120 mil surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

O novo sistema, dentro do programa executado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), será operado pela Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME), oferecendo intermediação por vídeo entre pessoas com deficiência auditiva e serviços públicos, com intérpretes de Libras em tempo real. Para acessar a CIL, é necessário fazer o download do aplicativo “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para smartphones e tablets nas plataformas Android ou IOS, ou acessar o site https://v3.icom-libras.com.br/w/smped/webview/

A SMPED também disponibilizará o software para atendimento em Libras em estabelecimentos públicos, como a Biblioteca Mário de Andrade, na região Central da capital. Nesses postos, a pessoa com deficiência auditiva entrará em contato com a equipe do local, que fará por meio da plataforma online o contato com a Central de Libras. O munícipe apresentará sua solicitação em Libras e o aplicativo será responsável pela triangulação entre intérprete, surdo e ouvinte.

“O objetivo da CIL é promover a autonomia das pessoas com deficiência auditiva. A SMPED tem um papel fundamental de garantir o cumprimento dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, apresentando um projeto reformulado e sempre contando com o apoio da comunidade surda, para que o serviço seja referência nacional, como um dos melhores do país”, destacou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

O programa atende em três modalidades: presencial, digital e “in loco” para pessoas surdocegas. Na opção presencial, o solicitante se dirige até a CIL (localizada na sede da SMPED – Rua Líbero Badaró, 425, 32º andar, Centro) para que um intérprete o auxilie.

O CIL digital funcionará de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 19h. As solicitações e agendamentos poderão ser feitas pessoalmente ou por telefone e WhatsApp no (11) 96470-4414. Já os atendimentos presencial e in loco serão realizados das 9h às 17h, no email: agendamento.cil@prefeitura.sp.gov.br

 Confira as fotos do evento de relançamento:

prefeito, secretários e presidente do CMPD reunidos no palco. Atrás, no topo, um telão com o logo da Central de Libras.

todos os convidados do evento reunidos no auditório.

no palco, próximo ao microfone, o prefeito Bruno Covas. Intérprete de Libras está do lado direito. Público observa

 representantes da comunidade surda reunidos no painel da Central de Libras.

 prefeito, secretários e presidente do CMPD reunidos no palco. A assessora especial de tecnologia da SMPED, Fabíola Calixto De Souza, apresenta o aplicativo com Paullo Vieira.