Barra Funda recebe quarta edição do ContrataSP

Feira de empregos voltada a profissionais e estudantes com deficiência aconteceu nesta quinta, 21 de junho

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) e a Prefeitura Regional da Lapa realizou nesta quinta, 21 de junho, a 4ª Edição do “ContrataSP- Pessoa com Deficiência”.

O evento foi realizado na Expo Barra Funda, zona oeste da cidade. Foram disponibilizadas vagas de emprego em mais de 69 empresas para profissionais com deficiência e reabilitados do INSS. Todo atendimento foi gratuito.

Os participantes aproveitaram serviços do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), como tirar a carteira de trabalho e elaborar currículos. Além disso, foi disponibilizada uma orientação sobre benefícios previdenciários. 

“Mais do que independência financeira e autonomia, o trabalho significa dignidade e autoestima para as pessoas com deficiência, pois a partir da inserção no mercado de trabalho elas enxergam que são cidadãos plenamente capazes de exercer uma função no ambiente corporativo e na sociedade. Por isso, o respeito à lei de cotas, impulsionado a partir dessa iniciativa, precisa ser praxe em todas as empresas, públicas ou privadas”, defende o secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

O “ContrataSP” integra o Programa de Inclusão Econômica (PRIEC), lançado pela Prefeitura de São Paulo em setembro de 2017, para inserir públicos vulneráveis no mercado de trabalho ou no empreendedorismo. O objetivo é aproximar profissionais com deficiência ou reabilitados do INSS das oportunidades existentes na região onde eles moram. Assim, o deslocamento da residência até o local de trabalho se torna mais fácil e a qualidade de vida do trabalhador aumenta.

Lei de cotas

Empresas com mais de 100 funcionários devem reservar de 2% a 5% de suas vagas para as pessoas com deficiência, conforme determina a Lei de Cotas (8.213/91). Já o artigo 34 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura o direito ao trabalho às pessoas com deficiência, em ambiente acessível e inclusivo, com as mesmas oportunidades oferecidas aos demais trabalhadores.

Confira as fotos do evento: 

Equipe de funcionários do CATe atende profissionais com deficiência,

Secretário Cid Torquato com a secretária adjunta Marinalva Cruz, no local, Pessoas estão ao redor. Eles estão conversando.

funcionários atendem os profissionais nas mesas de atendimento.

secretária adjunta Marinalva Cruz conversa com uma mulher no local.

Profissionais aguardando atendimento.

Profissionais na fila de atendimento da empresa CATHO.

funcionário de uma das empresas atende um profissional com deficiência visual.

funcionária de uma das empresas atende um profissional cadeirante.

equipe de funcionários e da SMPED seleciona e organiza os currículos.

Secretária adjunta da SMPED Marinalva Cruz com a equipe da SMPED.

 Fotos: Fábio Nunes (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência)