PREFEITURA DE SÃO PAULO

Inclusão no mercado de trabalho foi o foco da Prefeitura de São Paulo na Rehafair 2017

No estande da SMPED, pessoas com deficiência se cadastraram para participar das seleções do CATe

23/10/2017 18h00

A edição deste ano da Rehafair, feira internacional voltada ao mundo das pessoas com deficiência, aconteceu entre os dias 19 e 21 deste mês. O principal objetivo da Prefeitura de São Paulo durante o evento foi promover a inclusão no mercado de trabalho.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, falou sobre o potencial e a importância de incluir trabalhadores com deficiência. “As pessoas com deficiência são totalmente capazes de contribuir com suas habilidades para o desenvolvimento de empresas e da comunidade como um todo, desde que estejam inseridas em um ambiente acessível. Isso, inclusive, é uma injeção de autoestima em suas vidas”, afirma o secretário.




  Secretário Cid Torquato na abertura da Rehafair

 

No estande da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), pessoas com deficiência puderam realizar o cadastro para participar dos processos seletivos do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), órgão da Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), além de tirar dúvidas sobre os direitos garantidos na Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e conhecer as políticas públicas municipais direcionadas a essa parcela da população. No último dia da mostra, a secretária-adjunta da SMPED, Marinalva Cruz, realizou um seminário gratuito e aberto a todo o público sobre legislação e inclusão no mercado de trabalho. “A LBI assegura o direito ao trabalho, em ambiente inclusivo e acessível, e proíbe qualquer tipo de discriminação. Mas para que isso se torne uma realidade, precisamos conscientizar toda a sociedade. Só assim os preconceitos que servem de alicerce para as barreiras atitudinais deixarão de existir”, ressaltou a secretária.

  


Secretário Cid Torquato posa para foto com autoridades

 

Já Luciana Trindade, conselheira municipal da Pessoa com Deficiência, deu ênfase aos passos necessários rumo à construção de uma sociedade inclusiva. “A inclusão só será efetivamente alcançada a partir do investimento em políticas públicas e da criação do sentimento de empatia de todos os membros da sociedade em relação às pessoas com deficiência. Precisamos respeitar as diferenças, pois são elas que tornam cada pessoa única”, declarou.
 


Secretário Cid Torquato testa um dos aparelhos da feira



Dentre as novas tecnologias asistivas expostas durante a feira, se destacou o TIX, um teclado-mouse com onze botões sensíveis ao toque, todos bem grandes e espaçados, o que possibilita o uso de computadores e dispositivos móveis por pessoas com grandes limitações físicas e motoras. O teclado também pode ser controlado por meio do piscar de olhos e sopros.

Por Brenda Marques
E-mail: brendacunha@prefeitura.sp.gov.br