PREFEITURA DE SÃO PAULO

Comissão Permanente de Acessibilidade firma parceria para projeto de banheiro acessível na 14ª edição da Expo Revestir

Membros da CPA participaram de workshop na principal feira do segmento de arquitetura e construção da América Latina e entregaram Selo de acessibilidade empresa Deca

13/03/2017 17h04

Estima-se que no Brasil mais de 45 milhões de pessoas tenham algum tipo de deficiência e/ou mobilidade reduzida, o que representa 24% da população (IBGE 2010). Cerca de 17% do total da população tem mais de 61 anos, segundo dados do Serasa Experian 2015; e a expectativa é que antes de 2060 tenhamos mais brasileiros nessa faixa etária do que jovens até 29 anos.

Pensando em melhorar a qualidade de vida e garantir acessibilidade para todas as pessoas, a empresa Deca, uma das maiores empresas do segmento de louças e metais sanitários, firmou uma parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), no projeto para a construção de um banheiro acessível, em exposição no estande da Deca durante Expo Revestir 2017, realizada na última quinta-feira, 9, no Transamérica Expo Center.

A arquiteta e presidente da CPA, Silvana Cambiaghi, participou do Workshop Acessibilidade sobre a Revisão da NBR 9050 Aplicada ao Banheiro ao lado de especialistas da área, representando o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, e realizou a entrega do Selo de Acessibilidade para a empresa, como parte da programação da Feira.

Nos painéis do workshop foram abordados os temas: ”Revisão da NBR 9050 aplicada ao banheiro” pelo engenheiro Osvaldo Barbosa de Oliveira Jr, da Engenharia de Aplicação da Deca; o Painel de discussão: NBR 9050, versão de 2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos – aplicabilidade ao cotidiano da população e o Painel de discussão: O impacto do envelhecimento da população na utilização dos espaços residenciais hoje projetados. O médico Renato Baena, Laura Paiva da ANFACER e o engenheiro Antonio Sergio Nunes Rosa, da Portinari, também participaram do debate.

A presidente da CPA, Silvana Cambiaghi, destacou a maneira como as pessoas com deficiência são vistas na área da arquitetura, espaços, equipamentos urbanos e como podem ser aplicados no cotidiano da população. “Existe uma ideia pré-concebida de que produtos com acessibilidade lembram hospital. Fizemos um ótimo trabalho, mudando todos os banheiros na Casa & Cor com desenho universal, justamente para quebrar este paradigma. É importante que as feiras sejam feitas de maneira adequada para quebrar este paradigma e mostrar que é possível sim, trazer este conceito de espaços adequados dentro do conceito, atendendo as necessidades específicas sem ter um visual hospitalar” disse Silvana.

Ainda, o engenheiro da Deca, Osvaldo Barbosa de Oliveira Jr, ressaltou alguns projetos que podem ser realizados e como podemos mudar perspectivas sobre o espaço para as pessoas com deficiência. O médico Ricardo Baena falou sobre o impacto do envelhecimento da população na utilização dos espaços residenciais hoje projetados: “Precisamos incorporar valores na sociedade tem que fazer com que o produto cause conforto, acessibilidade e sustentabilidade. Todos esses valores são importantes” disse o médico. Participaram do painel, engenheiro Antonio Sergio Nunes Rosa, Portinari e Laura Paiva da ANFACER.

Após o evento, a Deca recebeu o Selo de Acessibilidade da CPA, pelo trabalho executado no projeto do banheiro acessível.