Aniversário de 463 anos de São Paulo terá programação Inclusiva

A comemoração dos 463 anos da cidade contará com atividades com interpretação de Libras para toda a família

São Paulo está em festa! E para celebrar seus 463 anos a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove uma programação artística gratuita que contará com atividades inclusivas, na próxima quarta-feira, dia 25 de janeiro.

Com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), nove atrações contarão com tradução em Libras para o público surdo e com deficiência auditiva. Entre elas, maratona circense para crianças e leitura de poesias com grandes nomes da dramaturgia brasileira.

As atividades serão traduzidas por profissionais da Central de Interpretação de Libras (CIL), serviço coordenado pela SMPED e que, desde 2015, realiza a mediação da comunicação entre surdos e o atendimento em serviços públicos na cidade de São Paulo. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a capital possui 516 mil pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência auditiva, sendo 120 mil surdos ou com grande dificuldade em ouvir.

Entre as atrações da programação inclusiva, está a apresentação de cinco atores brasileiros consagrados fazendo leituras dramáticas de textos e poesias que consideram importantes para suas vidas, na Biblioteca Mário de Andrade, no Centro da capital. No elenco estão Regina Duarte, Barbara Paz, Juca de Oliveira, Fúlvio Stefanini e Pascoal da Conceição.

Já para as crianças, a programação circense também contará com tradução em Libras. Show da Palhaça Rubra, Parlapatões - clássicos do circo e o mágico Ricardo Malerbi, são algumas das atrações inclusivas que acontecerão no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand), na Avenida Paulista.

“A comemoração dos 463 anos de São Paulo convida a população a se apropriar de espaços públicos por meio da arte, da música, da dança, das manifestações populares. Incluir todas as pessoas, com e sem deficiência, é uma prioridade da gestão do prefeito João Doria, é o compromisso de fazer uma cidade mais inclusiva a todos”, destacou Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência.

O aniversário da cidade será comemorado no dia 25 de janeiro com muitas atrações como shows de música, dança e esporte nos equipamentos de cultura e lazer municipais.

Confira abaixo a programação inclusiva:

Quarta-feira - 25 de Janeiro

Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94, Consolação.

Grandes atores, grandes textos
Cinco atores e atrizes fazem a leitura dramática de textos e/ou poesias que consideram importantes para suas vidas.

15h - Regina Duarte
16h - Pascoal Da Conceição
17h - Juca de Oliveira
18h - Bárbara Paz
19h - Fúlvio Stefanini

Teatro Municipal Cacilda Becker – Rua Tito, 295, Lapa.

15h - ‘Feio’
Obra cênica construída a partir da percepção de pessoas com deficiência auditiva ou visual. O espetáculo foi concebido para o público jovem a partir do conto “O patinho feio”, de Hans Christian Andersen, que conta a história de um patinho que, por ser feio, é rejeitado por todos desde o nascimento. Ele parte do lugar onde vive e passa por inúmeras dificuldades até descobrir sua real beleza.

Vão livre do Masp
– Avenida Paulista, 1.578, Bela Vista.

13h - Show da Palhaça Rubra
Palhaça Rubra é a mestra de cerimônias dessa trupe em que todos são músicos e palhaços. Juntos, combinam suas habilidades para criar esquetes contemporâneos de circo.

15h - Parlapatões – Clássicos do Circo
Reunião com alguns dos mais divertidos números cômicos e circenses de diversos espetáculos da trajetória de mais de 20 anos dos Parlapatões.

16h - Mágico Ricardo Malerbi

Foto 1 - Ator Juca de Oliveira 
Foto 2 - Palhaça Rubra 
Foto 3 - Mágico Ricardo Malerbi