PREFEITURA DE SÃO PAULO

Núcleo de Inclusão Social em Perus prepara pessoas com deficiência para a vida cotidiana

Com a chegada da ação "Prefeitura no Bairro" em Perus, secretária da Pessoa com Deficiência, Marianne Pinotti, visita serviço de inclusão social para pessoas com deficiência

18/08/2015 13h21

Os moradores de Perus, na zona noroeste, marcaram presença na 19ª edição da ação “Prefeitura no Bairro” e ocuparam a Praça Inácia Dias, local escolhido para instalação de tendas das secretarias municipais. “Esse evento é o verdadeiro poupatempo de serviços que favorecem a população”, afirmou o representante da Sociedade Civil Nilson de Morais Bertachini. “O espírito do Prefeitura no Bairro é esse de levar a Prefeitura mais perto da comunidade, com as secretarias que vieram para cá onde vocês estão”, comentou a vice-prefeita Nádia Campeão.

A estimativa da administração municipal é que as ações do “Prefeitura no Bairro” beneficiarão mais de 100 mil moradores dos bairros Jardim do Russo, Jardim da Conquista e Recanto dos Humildes, em Perus.

“É importante o apoio que a gente tem com vocês aqui presentes no bairro”, declarou Dalva Mariana, do Conselho Participativo, sobre a atuação da Prefeitura na região. O subprefeito de Perus Carlos Roberto Massi aproveitou a oportunidade para citar os locais históricos do distrito e frisar os 23 mil m² de calçadas que serão reformados até o final deste ano. Também usou o momento para prestar uma homenagem à vice-prefeita Nádia Campeão, que assegurou: “vai ser uma semana de muito trabalho, de prestação de serviços da Prefeitura”.

Visita aos Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAIS) I e II

Logo após a cerimônia de abertura, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, visitou os Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAIS) I e II da região, que trabalham atualmente com 63 de pessoas, de crianças a adultos, em duas turmas durante meio período do dia. Conveniado com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), os Núcleos se empenham em preparar os atendidos para a vida fora de suas residências.

“No dia a dia oferecemos um trabalho socioeducativo de inclusão social. A casa é dividida em diversos ambientes, como sala de jogos, de leitura, espaço para atividades relacionadas ao projeto pedagógico e pátios para jogos externos e expressão corporal”, contou a gerente Sandra dos Santos Gonçalves sobre o funcionamento do local. Mantendo o tema, os projetos elaborados mudam conforme a faixa etária dos atendidos, que são divididos em três grupos; de crianças, jovens e adultos. “Em todo momento buscamos trabalhar a autonomia deles nas questões da vida diária e prática”, enfatizou.

Sandra mencionou o trabalho feito próximo com as famílias como diferencial. “O intuito do serviço é tirá-los da casa e lavá-los para a sociedade, também trazendo a sociedade para dentro da casa”, concluiu.

“Prefeitura no Bairro” em Perus

O programa “Prefeitura no Bairro” permanecerá até o próximo sábado, 22, em Perus, levando serviços de diversas secretarias municipais, posto móvel do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entre outras ações, como zeladoria e operações Cata-Bagulho e Tapa-Buraco. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida retornará no sábado para prestar orientações sobre acessibilidade e programas municipais voltados à inclusão.

 

Fotos:

Foto 1 - Secretária Marianne Pinotti discursa durante a abertura da "Prefeitura no Bairro" em Perus. Intérprete de Libras faz a tradução para o público surdo.
Foto 2 - As crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CEU Perus não ficaram de fora da celebração e participaram ao final da cerimônia com uma apresentação especial.
Foto 3 - Após a cerimônia de abertura, a secretária Mariannne Pinotti visitou os Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAIS) I e II da região