PREFEITURA DE SÃO PAULO

Atrações da Virada Cultural 2014 contaram com acessibilidade para pessoas com deficiência

Além da tradução em Libras para surdos, a novidade na Virada Cultural 2014 foi a disponibilidade do recurso de audiodescrição para cegos

19/05/2014 16h05

Na décima edição da Virada Cultural, o público com deficiência visual e auditiva teve a oportunidade de acompanhar atrações como shows de comédia stand-up, apresentações musicais, peça de teatro e debate sobre tecnologia e cinema, realizada nos dias 17 e 18 de maio, na capital paulista. Ao todo, treze atrações da programação da maratona cultural contaram com recursos de acessibilidade. Dez espetáculos com tradução simultânea para a  Língua Brasileira de Sinais (Libras) e três com audiodescrição.

Na programação com tradução em Libras estavam as sessões de stand-up, comandadas por grandes comediantes como Rafinha Bastos, Rudy Landucci, Geraldo Magela, entre outros, no palco da Praça da Sé; duas apresentações que aconteceram em CEU’s da capital, com o Teatro Mamulengos (CEU Vila do Sol) e a palestra “É preciso saber viver”, com Dudu Braga (CEU Vila Atlântica); e o show do grupo O Teatro Mágico, que reuniu centenas de pessoas na praça Julio Prestes.

Outro destaque ficou por conta da programação que aconteceu no palco Braços Abertos, onde a Prefeitura realiza trabalho de inclusão social com dependentes químicos. A Viradinha, programação especial para crianças, também teve intérpretes da língua de sinais no espetáculo “Cadê Popô”, da Galinha Pintadinha, na Praça Roosevelt.

A tradução para Libras foi uma atração adicional em alguns espetáculos. Os comediantes do stand-up fizeram das profissionais tradutoras personagens de suas histórias. Cantores de rap cantaram suas letras e exigiram muito esforço de agilidade na codificação das músicas em sinais. Até as personagens infantis da Galinha Pintadinha dividiram espaço com as intérpretes que até dançaram as músicas do espetáculo.

A novidade na Virada Cultural 2014 foi a disponibilidade do recurso de audiodescrição para cegos. Espetáculos como a peça de teatro “Vida Sexual da Mulher Feia”, realizada no Pateo do Collegio, e apresentações de Dança e de Circo possibilitaram ao público com deficiência visual a compreensão integral dos espetáculos.

A audiodescrição é um sistema operacionalizado por meio de uma cabine onde o audiodescritor descreve em linguagem oral o que assiste. Através da captação por microfone, o som é transmitido - via rádio - para os receptores (fones de ouvido) fornecidos para os usuários.

Todos os recursos de acessibilidade da Virada Cultural 2014 foram fornecidos pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED). A realização do evento é da Secretaria Municipal de Cultura

Em 2013, três apresentações da Virada Cultural tiveram tradução para Libras. Um sarau e duas sessões de stand-up que foram sucesso de público.

São Paulo Mais Inclusiva

Ações voltadas ao acesso de pessoas com deficiência à programação cultural da cidade é parte de um dos eixos que integram o Plano São Paulo Mais Inclusiva, que reúne e potencializa as ações em curso ou em planejamento no município a partir do diálogo sistemático e contínuo entre 20 Secretarias Municipais envolvidas.