Oficina ensina linguagem dos sinais no Domingo de Lazer

Quer aprender a língua dos sinais? Apareça no Domingo de Lazer na Sumaré

Para a próxima edição do Domingo de Lazer na Sumaré, dia 05 de junho, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Seped, colaboradora do projeto, convidou a Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC) da PUC-SP para duas apresentações inéditas. A primeira, que vai acontecer das 11 às 12 horas, é uma oficina que vai demonstrar a Linguagem Brasileira dos Sinais (LIBRAS) ao público presente; e na outra, das 12 às 13 horas, alunos da fonoaudiologia da PUC-SP vão realizar atividades de linguagem, disponibilizando para os presentes brinquedos especiais para a fala. Também haverá um momento para “contar histórias” às crianças.

A parceria entre a Seped e a São Paulo Turismo tem a missão de promover, semanalmente, atividades inclusivas e divulgar os trabalhos das instituições especializadas de atendimento às pessoas com deficiências.

O Domingo de Lazer acontece semanalmente, das 9 às 14h, na avenida Sumaré, zona oste da cidade. A avenida tem a via Pinheiros - Limão interditada, desde o final da Av. Henrique Schaumann, até a altura da Praça Márcia Mammana, totalizando pouco mais de 800 m de área livre para o lazer do paulistano.
O projeto, que ganhou nova formatação, prevê a participação natural dos moradores, sem atividades que exijam sonorização, shows ou necessidade de viabilizar condução para levar as pessoas. Outra preocupação do novo projeto é a redução do impacto para o trânsito e para a rotina do morador da região.

A LIBRAS e o surdo

A pessoa que possui deficiência auditiva tem como característica mais marcante a dificuldade de adquirir uma linguagem oral, ou seja, a língua falada. Por isso, muitas vezes, os surdos preferem viver apenas em comunidade. Assim, a língua dos Sinais (LIBRAS aqui no Brasil) surge como mais do que um meio de comunicação, ela é um importante instrumento para a socialização dos deficientes auditivos.