Bill Clinton declara apoio às pesquisas com células-tronco no Brasil

Foto: Hiroto Yoshioka
 

“É preciso que as pessoas tenham consciência de que fazer pesquisa com células-tronco não significa matar criancinhas”, afirma Clinton.

Em jantar nesta quinta-feira, 23 de junho, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton declarou à Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli, seu total apoio às pesquisas com células-tronco no Brasil. O encontro aconteceu na Fundação Maria Luiza e Oscar Americano, em São Paulo.

Mara conhecia o envolvimento do ex-presidente com a causa e aproveitou sua visita ao Brasil para buscar seu apoio. "Além de ser um formador de opinião importante, Bill Clinton estimulou muito a pesquisa com células-tronco em seus dois mandatos. Queria trazer seu engajamento para o Brasil, já que agora temos nossa lei aprovada", explica Mara. Clinton demonstrou um amplo conhecimento sobre o assunto ao citar resultados de estudos realizados pelo Miami Project, nos Estados Unidos, principal projeto sobre pesquisas com células-tronco, onde a secretária já foi buscar tratamento.

Mara ficou tetraplégica em um acidente de carro, em 1994. Depois disso, fundou a ONG Próximo Passo, em 1997, e passou a lutar pela cura de distúrbios neurodegenerativos e neurotraumáticos. Apesar de ter também interesse próprio no assunto, Mara afirma que as pesquisas com células-tronco trarão mais benefícios a quem tem doenças degenerativas.

Clinton também tinha uma razão pessoal para estimular as pesquisas. Era amigo do ator Christopher Reeve, que morreu no ano passado, depois de buscar apoio durante 13 anos para as pesquisas de cura da paralisia, desde que ficou tetraplégico em uma queda de cavalo. Nos Estados Unidos, muitos Estados ainda não autorizam esse tipo de pesquisa.

Além da secretária e do ex-presidente americano, o encontro fechado contou com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do presidente da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, Aluízio Araújo. No final do jantar, Clinton garantiu que vai mandar uma carta oficializando seu apoio.