Brasil e Argentina se enfrentam na V Copa América de Futebol para Cegos

As duas seleções repetirão a final das Paraolímpiadas de Atenas/04, vencida pelo Brasil

Além da disputa dos IV Jogos Pan-Americanos de Deficientes Visuais da IBSA, que acontece entre ao dias 3 e 11 de setembro, a cidade de São Paulo também será sede da V Copa América de Futebol para Cegos. Brasil e Argentina jogarão o torneio, em uma série de três partidas que prometem muita rivalidade entre as duas maiores forças da modalidade na América do Sul.

O confronto ainda repetirá a final das Paraolímpiadas de Atenas/04, vencida pelos brasileiros. As partidas acontecerão nos dias 5, 7 e 9 de setembro, no Ginásio Mauro Pinheiro, na Avenida Abílio Soares, 1300, Paraíso, das 9 às 11 horas.

A programação oficial dos atletas brasileiros começa nesta terça-feira (31 de agosto), com a apresentação oficial dos convocados ao técnico Mário Sérgio Fontes. Os jogadores ficarão concentrados no alojamento da Federação Paulista de Futsal até o dia 3 de setembro. Os dez convocados são os seguintes: Anderson da Fonseca (CEIBC /RJ), Andreonni do Rego (APACE /PB), Damião Ramos (APCE /PB), Fábio Luiz Vasconcelos (APADEVI /PB), Ivan Freitas (CESEC /SP), João Batista da Silva (ADEVIBEL /MG), Marcos Felipe (APACE /PB), Mizael de Oliveira (CESEC /SP), Sandra Soares (CEIBC /RJ) , e Severino da Silva (APACE /PB). Destes, apenas Ivan não esteve na campanha vitoriosa nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, o que faz do grupo sério candidato a mais uma conquista.

Os IV Jogos Pan-Americanos de Deficientes Visuais da IBSA terão quatro modalidades oficiais: atletismo, judô, goalball e natação. São 11 os países confirmados para a competição: Brasil, Argentina, Honduras, México, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela, Peru, Canadá, Colômbia e Guatemala. Em paralelo, acontecerão a II Copa do Mundo de Judô, com 16 países, o Pan-Americano de Xadrez da IBCA (Internacional Braille Chess Association), com cinco, e a V Copa América de Futebol, com Brasil e Argentina.

A abertura oficial acontece no dia 4, às 9 horas, no Auditório Elis Regina, no Anhembi. As competições, por sua vez, começam no dia seguinte e a programação é a seguinte: Atletismo, de 6 a 8, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera; Goalball, de 5 a 9, no Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera; Judô, dia 7 de setembro, no Ginásio da Uniban Maria Cândida; e Natação, de 6 a 8, no Ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul.

Quanto aos eventos paralelos, a programação é a seguinte: III Pan-Americanos de Xadrez IBCA será de 5 a 10, no Hotel Holiday Inn Anhembi; a II Copa do Mundo de Judô, de 5 a 7, no Ginásio da UNIBAN Maria Cândida; e a V Copa América de Futebol, dias 5, 7 e 9, no Ginásio Mauro Pinheiro.

Os IV Jogos Pan-Americanos da IBSA são uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e IBSA, com apoio do Ministério do Esporte,Comitê Paraolímpico Brasileiro, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Anhembi Turismo e Eventos, São Paulo Convention e Visitors Bureau, SSTUDIO - Marketing, Rede Record, Gol - Linhas Aéreas Inteligentes - transportadora oficial, Master Rental - locadora oficial, Hospital CEMA. O patrocínio é do Bradesco.

Mais informações no site www.pan2005ibsa.org e na SSTUDIO - Marketing - (11) 3871-4343