Começa o IV Pan-Americano de Deficientes visuais da IBSA

A abertura oficial acontece neste domingo (04/09) , às 9 horas, no Anhembi

A realização dos exames oftalmológicos dos atletas marca, neste sábado, o início da programação oficial dos IV Jogos Pan-Americanos de Deficientes Visuais da IBSA (International Blind Sports Federation). Até o dia 10, cerca de 700 atletas de 11 países participarão da competição, nas modalidades de judô, natação, atletismo e goalball. A abertura oficial é neste domingo, às 9 horas, na Sala Elis Regina do Anhembi. Já as competições começam na segunda-feira, dia 5, em diferentes sedes.

Pela primeira vez na história, o Brasil é sede da principal competição do gênero no Continente Americano. Isso graças à Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e à International Blind Sports Federation (IBSA), realizadores do evento , com o apoio dos órgãos federal, estadual e municipal, e o patrocínio do Bradesco. Esta quarta edição apresenta um diferencial . Pela primeira vez serão realizadas , simultaneamente , outras competições igualmente importantes: Copa do Mundo de Judô, com 16 países, a Copa América de Futebol, que reunirá Brasil e Argentina, finalistas das Paraolímpiadas de Atenas/04 , e o Pan-Americano de Xadrez da IBCA, com cinco países participantes.

O Brasil aparece como favorito ao título geral do IV Pan, repetindo o feito da última edição, realizada nos Estados Unidos, em 2001. Além do bom momento que os esportes paraolímpicos atravessam, a delegação brasileira conta com inúmeras estrelas do esporte, como os medalhistas de Atenas. Os destaques são os seguintes: atletismo - Ádria dos Santos (ouro e prata), André Garcia (ouro e prata), Odair Santos (2 prata s e bronze), Gilson dos Anjos (prata), Maria José Alves (2 bronzes) e Terezinha Guilhermina (bronze); judô - Antônio Tenório (ouro), Karla Cardoso (prata), Eduardo Paes (prata) e Daniele Bernardes (bronze); natação - Fabiana Fugimori (ouro). A relação de medalhistas é completada com as da equipe de futebol que disputa em paralelo a V Copa América, com 11 dos 12 campeões na Grécia.

"Estamos muito felizes em poder realizar este Pan-Americano. Isso demonstra a força do país no cenário dos esportes para deficientes visuais. Além disso, vamos poder aproveitar para fazer um teste para o Mundial de 2007, que também será em São Paulo, em 2007", explica o professor Davi Farias, presidente da ABDC. A entidade, aliás, foi homenageada nesta sexta-feira (02/09) em sessão solene da Assembléia Legislativa de São Paulo.

A programação oficial de cada modalidade é a seguinte: atletismo, de 6 a 8, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera; goalball, de 5 a 9, no Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera; judô, dia 7 de setembro, no Ginásio da Uniban Maria Cândida; e natação, de 6 a 8, no Ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul. Quanto aos eventos paralelos, a programação é a seguinte: III Pan-Americano de Xadrez IBCA será de 5 a 10, no Hotel Holiday Inn Anhembi; a II Copa do Mundo de Judô, acontece de 5 a 7, no Ginásio da U niban Maria Cândida; e a V Copa América de Futebol, dias 5, 7 e 9, no Ginásio Mauro Pinheiro.

Os IV Jogos Pan-Americanos da IBSA são uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e IBSA, com apoio do Ministério do Esporte, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, São Paulo Turismo, São Paulo Convention e Visitors Bureau, SSTUDIO - Marketing, Rede Record, Gol - Linhas Aéreas Inteligentes - transportadora oficial, Master Rental - locadora oficial, Hospital CEMA. O patrocínio é do Bradesco.

Mais informações no site www.pan2005ibsa.org e na SSTUDIO - Marketing - (11) 3871-4343

Consultoria de Comunicação da ABDC:
MBraga Comunicação - E-mail: mbragacom@globo.com Fone: (11) 8266-6086