Emoção marca a abertura do IV Pan-Americano de deficientes visuais

As competições começam nesta segunda-feira, com Brasil e Argentina jogando pela V Copa América de Futebol

São Paulo já vive o clima dos Jogos Pan-Americanos de Deficientes Visuais da IBSA (International Blind Sports Federation). Em uma cerimônia bastante alegre, a competição teve sua abertura oficial na manhã deste domingo (04/09, no Anhembi, reunindo os atletas de todos os países participantes dos Jogos e dos eventos paralelos que acontecerão ao longo da semana.

O governador em exercício, Cláudio Lembo, deu as boas-vindas aos atletas e declarou a abertura oficial do evento, uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e IBSA, com o apoio dos órgãos federal, estadual e municipal e patrocínio do Bradesco. As provas começam nesta segunda-feira (05/09).

"É uma grande honra podermos realizar este evento. Espero que o esporte possa integrar a todos os participantes, bem como seja uma ferramenta de inclusão. Agradecemos a todos os apoiadores e lembramos que este é o primeiro passo para a realização do III Jogos Mundiais da IBSA em 2007, também na cidade de São Paulo", destacou o professor David Farias, presidente da ABDC, diante dos atletas participantes que alegraram o auditório Elis Regina.

Também participaram do evento Vital Severino Neto, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro; Lars Grael, Secretário Estadual da Juventude , Esporte e Lazer; Heraldo Correia, Secretário Municipal de Esporte e Lazer; Guilherme Bara, chefe de gabinete da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; e a deputada estadual Célia Leão.

As competições oficiais começam nesta segunda-feira (05/09), com a disputa da V Copa América de Futebol entre Brasil e Argentina. Serão três partidas entre ambos, nos dias 5, 7 e 9, repetindo a final dos Jogos Paraolímpicos de Atenas, n a qual o Brasil foi campeão. A partida será às 9 horas, no Ginásio Mauro Pinheiro. Curiosamente, as duas equipes também são campeãs mundiais, com duas conquistas dos brasileiros e uma dos argentinos, o que faz prever jogos bastante disputados e com rivalidade tradicional.

Ao meio-dia, também no Ginásio Mauro Pinheiro, começam as disputas do goalball. Nesta modalidade, as principais forças são os Estados Unidos e Canadá, que costumam dividir os títulos mundiais. O Brasil luta por um espaço entre os melhores e, no feminino, estará com um grupo bem mais forte do que aquele que disputou as Paraolímpiadas de Atenas-04.

Esta segunda-feira também marca o início da Copa do Mundo de judô, com provas no Ginásio da Uniban na Vila Guilherme. A disputa do Pan, que será aberta a todas as nações, está programada para a quarta-feira, dia 7 de setembro.

As provas de natação e de atletismo começam na terça-feira (06/09) . Nestas duas modalidades, o Brasil tem chances de vitória com vários atletas. Ádria dos Santos, André Garcia, Odair Santos, Gilson dos Anjos, Maria José Alves e Terezinha Guilhermina, no atletismo, e Fabiana Sugimori, na natação, conquistaram medalhas na Grécia e têm tudo para brilhar em São Paulo.

As datas e locais de competição de cada modalidade são os seguintes: atletismo, de 6 a 8, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera; goalball, de 5 a 9, no Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera; judô, dia 7 de setembro, no Ginásio da Uniban Maria Cândida; e natação, de 6 a 8, no Ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul.

Quanto aos eventos paralelos, a programação é a seguinte: o III Pan-Americano de Xadrez IBCAde acontece de 5 a 10, no Hotel Holiday Inn Anhembi; a II Copa do Mundo de Judô, de 5 a 7, no Ginásio da U niban Maria Cândida; e a V Copa América de Futebol será nos dias 5, 7 e 9, no Ginásio Mauro Pinheiro.

Os IV Jogos Pan-Americanos da IBSA são uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e IBSA, com apoio do Ministério do Esporte, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, São Paulo Turismo, São Paulo Convention e Visitors Bureau, SSTUDIO - Marketing, Rede Record, Gol - Linhas Aéreas Inteligentes - transportadora oficial, Master Rental - locadora oficial, Hospital CEMA.

Mais informações no site www.pan2005ibsa.org
Consultoria de Comunicação da ABDC:
E-mail: mbragacom@globo.com Fone: (11) 8266-6086