Brasil vence Argentina na abertura da V Copa América de Futebol para Cegos

A seleção brasileira de futebol para cegos continua sem perder para a Argentina. Na abertura da V Copa América, que faz parte da programação paralela dos Jogos Pan-Americanos de Deficientes Visuais da IBSA, o time nacional manteve a invencibilidade de 14 anos diante dos argentinos. O Brasil derrotou a Argentina por 1 a 0, com gol de João Batista, aos 13 minutos do segundo tempo, na manhã desta segunda-feira (05/09), no Ginásio Mauro Pinheiro. As duas equipes voltam a se enfrentar na quarta-feira, dia 7, às 10 horas, no mesmo local, e encerram a disputa na sexta-feira, dia 9.

“Disputa entre brasileiros e argentinos, até no palitinho, é sempre apertada. Ninguém quer perder e, como são as duas principais equipes do mundo, o equilíbrio é muito grande.” A declaração do atacante brasileiro João Batista, artilheiro dos Jogos Paraolímpicos de Atenas/04, mostrou bem como foi a partida. “Além de tudo, há um respeito muito grande entre todos, sem contar a malandragem e a catimba que são tradicionais no esporte”, completou o atleta mineiro.

O respeito acabou ditando o ritmo do confronto. As duas equipes se preocuparam mais em marcar, o que provocou um jogo bastante truncado. No primeiro tempo, o Brasil foi melhor, mas perdeu duas chances de gols em tiros livres, o mesmo número de oportunidades desperdiçadas pela Argentina. No segundo, os argentinos tiveram maior domínio, mas não conseguiram impedir que o Brasil abrisse o placar, com o artilheiro João Batista, que substituiu Mizael de Oliveira no final do primeiro tempo. A partir daí, os brasileiros se preocuparam em segurar a vantagem.

Para o técnico Mário Sérgio, o resultado foi muito bom. “Não conseguimos fazer uma preparação adequada em razão de vários fatores, enquanto os argentinos treinam sempre. Dessa forma, valeu pelo resultado e pela manutenção da invencibilidade. Quando os melhores do mundo se enfrentam, é natural que o placar seja apertado”, destacou.

O argentino Silvio Velo, escolhido o melhor jogador do último Mundial, em 2001, considerou bom o desempenho de sua equipe. “O jogo foi muito equilibrado. O Brasil conseguiu marcar um gol e venceu, mas a vitória também poderia ter sido nossa . Agora teremos a revanche na quarta-feira e o importante é que possamos manter essa mesma determinação”, afirmou o jogador. Ele ainda destacou que o futebol para cegos em seu país é reconhecido por todos. “Temos o apoio dos clubes e o reconhecimento da torcida, que nos chama carinhosamente de morcegos. Fazemos parte do zoológico dos esportes”, brincou.

O Brasil, do técnico Mário Sérgio, jogou com Fábio, Damião, Sandro, Mizael e Marcos, entrando depois João Batista. Já a Argentina, do técnico Enrique Bertini, começou com Dario, Oscar, Gustavo, Silvio e Lucas, entrando depois Ivan, José Jimenez e Diego.

Natação e atletismo começam nesta terça-feira (06/09)

A programação dos IV Jogos Pan-Americanos da IBSA prevê para esta terça-feira as estréias do atletismo e da natação, modalidades em que o Brasil tem tudo para se destacar. O atletismo está programado para o Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, com todas as competições pela manhã, das 9 às 12 horas. Já a natação será na piscina do Estádio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul, sempre das 17 às 19 horas.

As atrações nacionais do atletismo são Ádria dos Santos, André Garcia, Odair Santos, Gilson dos Anjos, Maria José Alves e Terezinha Guilhermina, no atletismo. Na natação, a grande esperança de ouro é com Fabiana Sugimori. Todos conquistaram medalhas na Grécia e têm tudo para brilhar em São Paulo.

Os IV Jogos Pan-Americanos da IBSA são uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e IBSA, com apoio do Ministério do Esporte, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, São Paulo Turismo, São Paulo Convention e Visitors Bureau, SSTUDIO - Marketing, Rede Record, Gol - Linhas Aéreas Inteligentes - transportadora oficial, Master Rental - locadora oficial, Hospital CEMA. O patrocínio é do Bradesco.

Mais informações no site www.pan2005ibsa.org