Seleção feminina de goalball começa com vitória no IV Pan da IBSA

A seleção derrotou o Canadá, ouro nos Jogos Paraolímpicos de Atenas

O Brasil começou bem sua participação nos IV Jogos Pan-Americanos de Deficientes Visuais da IBSA (International Blind Sports Federation). Nesta segunda-feira (5/09), na abertura das competições de goalBall, a equipe brasileira derrotou o Canadá, atual campeão paraolímpico e uma das forças da modalidade, por 3 a 1. Foi a primeira vitória nacional sobre as canadenses em competições oficiais. Ainda pela primeira rodada do masculino, os Estados Unidos derrotaram a Argentina, 6 a 5, e o México ganhou do Canadá, 5 a 2. O goalball prossegue até o dia 9, sexta-feira, no Ginásio Mauro Pinheiro.

"Estamos aqui com a equipe jovem, pois pretendemos dar maior experiência internacional e nos prepararmos para o Mundial de 2006. Mas não foi por isso que perdemos. As brasileiras jogaram muito bem na defesa e souberam aproveitar as chances. A equipe está muito mais forte", destacou Claude Tagenais, técnico da equipe feminina canadense.

O coordenador de goalball dos IV Jogos Pan-Americanos, Wagner Xavier Camargo, destacou o resultado obtido pelo Brasil, mas acha que as canadenses estão escondendo jogo. "Elas começaram muito devagar, ponto que as brasileiras souberam aproveitar. Mas acho que daqui para frente vai ser diferente. De qualquer forma, como resultado, foi fantástico", disse.

Os IV Jogos Pan-Americanos da IBSA são uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e IBSA, com apoio do Ministério do Esporte, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, São Paulo Turismo, São Paulo Convention e Visitors Bureau, SSTUDIO - Marketing, Rede Record, Gol - Linhas Aéreas Inteligentes - transportadora oficial, Master Rental - locadora oficial, Hospital CEMA. O patrocínio é do Bradesco.

Mais informações no site www.pan2005ibsa.org