Judô do Brasil ganha dez medalhas no Pan da IBSA, sendo cinco de ouro

O judô brasileiro deu um show nos Jogos Pan-Americanos de Deficientes Visuais da IBSA. Após a realização da Copa do Mundo de Judô, atletas de sete países disputaram nesta quarta-feira (7/09) as provas do Pan, com os judocas brasileiros garantindo cinco medalhas de ouro, sendo três no masculino e duas no feminino. O país ainda garantiu outras cinco medalhas, duas de prata e três de bronze, fechando a competição com 10 medalhas.

Atrações da delegação brasileira, os medalhistas da Paraolimpíada de Atenas/04 não decepcionaram e ajudaram o Brasil a aumentar o número de medalhas na competição. No masculino, Eduardo Paes (prata na Grécia), venceu a categoria até 73 kg, superando o argentino Fabian Ramirez e seu compatriota Rafael Moreira.

Os outros dois topos do pódio foram garantidos por Magno Marques, até 60 kg, e Leonel Moraes, acima de 100 kg. Completaram o bom desempenho do Brasil no judô os atletas Denis Rosa e Alessandro Oliveira, respectivamente prata e bronze na categoria até 81 kg; Divino Dinato, bronze na categoria até 90 kg; Alexandre Magno conquistou a prata na categoria acima de 100 kg, e Helder Araújo,o bronze na categoria até 60 kg.

Entre as mulheres, Karla Cardoso (também prata nas Paraolimpíadas), ganhou a categoria até 48 kg, enquanto Danielle Bernardes (bronze na Grécia) venceu na categoria até 63 kg, superando na final a mexicana Elisabeth Argomanez.

Os IV Jogos Pan-Americanos da IBSA (International Blind Sports Federation) são uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e IBSA, com apoio do Ministério do Esporte, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, São Paulo Turismo, São Paulo Convention e Visitors Bureau, SSTUDIO - Marketing, Rede Record, Gol - Linhas Aéreas Inteligentes - transportadora oficial, Master Rental - locadora oficial, Hospital CEMA. O patrocínio é do Bradesco.


Judô brasileiro brilha na Copa do Mundo

Os brasileiros também fizeram bonito na Copa do Mundo de Judô, encerrada nesta terça-feira (6), no Ginásio da Uniban da Vila Guilherme. Foram oito medalhas conquistadas, sendo seis de ouro e duas de prata. O Irã ficou com a segunda colocação, totalizando três medalhas, duas de ouro e uma de bronze, o mesmo número do Japão, com uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Mais informações no site www.pan2005ibsa.org

Consultoria de Comunicação da ABDC:
MBraga Comunicação Marcelo Eduardo Braga/Silvana Grezzana/Beatriz de Paula
E-mail: mbragacom@globo.com - Fone: (11) 8266-6086