Natação brasileira conquista 45 medalhas e vence o Pan-Americano da IBSA

Fabiana Sugimori confirmou seu favoritismo e Renato Silva quebrou quatro recordes nacionais

A natação brasileira mostrou sua força nos IV Jogos Pan-Americanos de Deficientes Visuais da IBSA (International Blind Sports Federation). Entre os dias 6 e 8 de setembro, no Centro Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida, em São Caetano do Sul, os nadadores brasileiros deram um show, garantindo 45 medalhas, sendo 14 de ouro, 16 de prata e 15 de bronze. México, Venezuela, Argentina e Brasil participaram da modalidade, que apresentou um elevado nível técnico.


Fabiana Sugimori conquistou cinco medalhas de ouro

Os destaques nacionais foram Fabiana Sugimori, campeã paraolímpica em Atenas/04, com cinco medalhas de ouro, e o jovem Renato Silva, com quatro ouros e uma prata. Renato ainda bateu recordes nos 200 metros livre, 2min37seg04; nos 100 metros peito, com tempo de 1min28seg08, superando o próprio tempo; no revezamento 4x100 m livre, 4’28’05; e nos 400 m livre, com 5’45’83.

Para o nadador, de 17 anos e que treina desde pequeno em São Bernardo do Campo com o mesmo técnico, a competição foi bastante significativa. “Foi uma competição muito importante. Apesar de amadora, tende a melhorar para o Mundial de 2007. Fico feliz por ter batido os quatro recordes e sei que posso baixar mais ainda essas marcas. Como participo de torneios nacionais e internacionais há um ano, estou consciente que tenho muito que aprender,” ressaltou.

Fabiana Sugimori também destacou a importância do Pan, principalmente pela experiência e pela quantidade de atletas que estavam envolvidos. “Foi legal cada disputa. Achei o nível dos atletas bem alto e isso fortalece a competição. Não consegui bater nenhum recorde, mas garanti algumas medalhas de ouro para o país”, comemora a campineira, de 24 anos.

Outro grande nome do Brasil foi o atleta Carlos Farremberg, que conquistou três medalhas de ouro para o país. "Até as Paraolimpíadas de Sydney/ 2000, a natação nacional só tinha a Fabiana Sugimori. Acho que os resultados do Pan mostram a renovação que estamos tendo", explicou o nadador.

O segundo lugar da natação no IV Pan-Americano de Deficientes Visuais da IBSA ficou com a delegação mexicana, que conquistou 8 ouros, 5 pratas e 2 de bronze. As modalidades que mais se destacaram foram 200 metros medley, categoria B1; 200 metros costas, categorias B1 e B2.

Os IV Jogos Pan-Americanos da IBSA são uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e IBSA, com apoio do Ministério do Esporte, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, São Paulo Turismo, São Paulo Convention e Visitors Bureau, SSTUDIO - Marketing, Rede Record, Gol - Linhas Aéreas Inteligentes - transportadora oficial, Master Rental - locadora oficial, Hospital CEMA. O patrocínio é do Bradesco.

Mais informações no site www.pan2005ibsa.org

Consultoria de Comunicação da ABDC:
MBraga Comunicação Marcelo Eduardo Braga/Silvana Grezzana/Beatriz de Paula
E-mail: mbragacom@globo.com Fone: (11) 8266-6086