São Paulo sedia a Copa Brasil 2005 de xadrez para cegos

A cidade de São Paulo recebe a partir desta quinta-feira (24) alguns dos principais enxadristas nacionais cegos ou com deficiência visual para o último torneio da temporada. Trata-se da Copa Brasil 2005 de Xadrez, programada até domingo, dia 27, no Hotel Excelsior, à avenida Ipiranga, 770, Centro. Serão 34 jogadores, de quatro estados, disputando mais um importante título do calendário nacional da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC).

O torneio promete um elevado nível técnico. Entre os destaques confirmados está Roberto Hengles, medalha de bronze no Pan-Americano de Xadrez da IBCA (International Braille Chess Association), a primeira medalha internacional conseguida pelo Brasil em toda a história da modalidade. Também participarão os atletas da equipe brasileira que ficou com o primeiro lugar geral na competição da modalidade, realizada este ano em paralelo aos IV Jogos Pan-Americanos da IBSA (International Blind Sports Federation), em São Paulo.

As entidades confirmadas são Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte (ADEVIBEL), de Minas Gerais; Associação dos Deficientes Visuais de Taubaté e Região (ADVVALE/CIMEEEEF); Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro (ADVERJ); Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV), de Rondônia; e o Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos (CESEC), de São Paulo.

A Copa Brasil 2005 de Xadrez para Cegos e Deficientes Visuais é uma realização da ABDC, com apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e do Hotel Excelsior.

Para mais informações consultar o site www.abdcnet.com.br ou entrar em contato com a ABDC, pelo telefone 11- 6966.0022 ou e-mail: jac@abdcnet.com.br