Prefeito vistoria calçada acessível em Pirituba

A visita, nesta quinta-feira (24), foi acompanhada pelo Secretário de Coordenação das Subprefeituras Walter Feldman e, depois, pela Secretária da Pessoa com Deficiência, Mara Gabrilli, que testou o novo calçamento

A mudança do cenário foi brusca. Antes, camelôs espalhados pelas calçadas. Hoje, um passeio público organizado e totalmente adaptado às pessoas com deficiência. A calçada que ocupa 500 metros da avenida Benedito de Andrade, um dos centros comerciais do bairro de Pirituba, na zona oeste da capital, está sendo transformada de acordo com o Decreto Municipal 45.904/05. O decreto, que dispõe sobre os passeios públicos da capital, prevê não apenas a uniformização das calçadas, mas, principalmente, sua acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O antigo mosaico português da avenida Benedito de Andrade está sendo trocado por um piso intertravado, que, além de ser acessível, ainda possibilita que futuras intervenções sejam feitas sem que haja a necessidade de quebrar a calçada. A idéia da mudança teve a adesão dos 113 lojistas da região.

Mas não foi apenas o cenário que mudou, a atitude das pessoas também passou por uma transformação. “Eu gostaria de fazer uma rampa da calçada para a loja”, afirmou a gerente de uma das lojas da rua, Sirlene Gornates. “Você vê a transformação na rua e quer levar essa mudança para dentro do seu estabelecimento também”, disse o dono de outro estabelecimento.

Enóque Bispo da Silva, coordenador de reurbanização da subprefeitura de Pirituba, era só sorrisos pelo feito que arduamente ajudou a realizar: “em frente ao shopping de Pirituba vamos colocar rampas e já pedimos à CET um semáforo e faixa de pedestres” concluiu. O projeto também preza a colocação dos pisos podotátil para pessoas com deficiência visual. A intenção é que tudo fique dentro da lei.

A visita de Secretária Mara Gabrilli, que é cadeirante, foi o primeiro teste do novo calçamento e vários comerciantes saíram à rua para ver de perto o passeio. “Espero que outros lojistas se mobilizem e mudem suas calçadas. Esse é um grande exemplo para todo mundo” disse a Secretária Mara Gabrilli.

O Programa Passeio Livre foi lançado em maio deste ano com o objetivo de padronizar as calçadas de São Paulo e proporcionar maior acessibilidade aos transeuntes. Em toda a cidade, 120 mil metros quadrados de calçadas estão em reforma. “É muito importante, mas é um grão de areia ainda. Nós queremos que esta idéia tenha um efeito multiplicador”, afirmou o prefeito, durante a visita ao local.

“Essa é a mudança que começa de fora para dentro. Daqui a pouco, todo mundo vai querer ter sua calçada adaptada”, finalizou a Secretária.

Nessa parceria em Pirituba, a subprefeitura local e a associação comercial se uniram para reformar 5.800 metros quadrados de calçamento nas avenidas Benedito de Andrade, Paula Ferreira e Mutinga. A subprefeitura ficou responsável pela quebra e remoção das calçadas existentes, preparação de “caixas” para colocação do novo piso, nivelamento, troca de guias e tampas de boca-de-lobo danificadas, investindo R$ 49,00 por metro quadrado. Os proprietários dos imóveis arcam com a mão-de-obra, piso e acabamento, a um custo de R$ 40,00 por metro quadrado. “A calçada é responsabilidade do morador. Aqui nós fizemos um trabalho conjunto, até para homogeneizar e fazer uma calçada mais agradável”, disse o prefeito José Serra.