Dia Internacional da Pessoa com Deficiência terá comemoração na Paulista

A caminhada, organizada pelo Movimento SuperAção, contará com a presença de Mara Gabrilli, Marcos Frota, Lars Grael, entre outras personalidades

Neste sábado, 3 de dezembro, espera-se que mais de 5 mil pessoas participem da caminhada que sairá da Praça Oswaldo Cruz em direção ao vão livre do Masp, na avenida Paulista, em São Paulo, para o ato público com “cara de festa” em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída pela ONU com o intuito de conscientizar a sociedade e transformar, realmente, a situação dos deficientes no mundo.

Organizada pelo Movimento SuperAção, com apoio da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, da Rádio 89FM, e patrocínio do Banco Real ABN-AMRO, a festa promete muito mais do que sensibilizar a população. Promete colocar todo mundo para dançar, cantar, se movimentar. Se superar. Independentemente da condição física ou sensorial, espera-se que cadeirantes, surdos, cegos, amputados, deficientes mentais, surdo-cegos, e toda a população, saiam à rua para mostrar que limites existem para serem superados. No ano passado, o Movimento levou mais de mil pessoas à Paulista para comemorar a data.

Animado por uma bateria de escola de samba e por integrantes do Grande Circo Popular do Brasil – do ator Marcos Frota, o bloco passará pela avenida Paulista chamando todos para participar dessa “parada”. Segundo Willian Coelho, um dos idealizadores do Movimento SuperAção, que é cadeirante, essa data é importante porque contempla os 15% da população brasileira que ainda enfrenta muitas barreiras para conseguir viver em sociedade. “A principal dessas barreiras, a de atitude, estamos derrubando com esse ato de sair às ruas. Enquanto os direitos não forem iguais, independente das condições físicas, viveremos em uma democracia vazia onde ninguém anda”, afirma Willian.

Para Mara Gabrilli, secretária da Pessoa com Deficiência, são essas iniciativas que ajudam a mudar o espectro da deficiência na cidade de São Paulo e no Brasil. “Um importante passo nesse sentido já foi dado com a criação de um órgão executivo para gerir políticas públicas que pensem essa mudança”, confessa Mara.

 

O artista Romero Britto cedeu a imagem de uma de suas coloridíssimas telas para a criação de uma camiseta para o movimento SuperAção. A camiseta, que tem a inscrição “Deficiente – mostre sua cara” tem lançamento oficial durante o evento de sábado. “Meu trabalho, por ser dinâmico, alegre, promove a esperança, o positivismo e a vontade de viver”, diz o artista.

 

Movimento SuperAção

Uma cidade acessível para todos! Este é o sonho que uniu jovens com deficiência, profissionais de comunicação e militantes de ONGs para criar o Movimento SuperAção, com o objetivo de chamar a atenção para o problema da falta de acessibilidade na cidade e incentivar uma mudança na percepção da sociedade em relação à pessoa com deficiência.

Willian Coelho, que é paraplégico, Guilherme Rocha, tetraplégico, e Luka, locutora da Rádio 89FM que abraça a causa da pessoa com deficiência, são os precursores do Movimento.

Apesar dos avanços conquistados recentemente, a metrópole ainda não garante o direito de ir e vir a muitos de seus moradores, as pessoas com deficiência. Faltam ônibus adaptados, guias rebaixadas, banheiros públicos, vagas reservadas em estacionamento, além de locais com acessibilidade garantida como teatros, cinemas, shoppings, bancos, terminais de ônibus etc. O SuperAção pretende defender a implantação de políticas públicas para a promoção da acessibilidade em toda cidade.

Seped

Numa iniciativa inédita no Brasil, a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) foi criada oficialmente no dia 1º de abril de 2005, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência – qualquer que seja- ou com mobilidade reduzida.

Sua missão é fazer com que todos os órgãos municipais voltem seus olhares às pessoas com deficiencia e, deste modo, garantam o pleno exercício dos direitos pessoais e sociais dessas pessoas. Assim, atua como uma ferramenta facilitadora para que o poder público e os vários setores da sociedade desenvolvam projetos que propiciem a interação da diversidade humana.

Outros apoiadores:
ONG Projeto Próximo Passo, Instituto Paradigma, Revista Sentidos, Cavenaghi, Clown Design, Bar Fidalga e Turco Loco.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Prefeitura de São Paulo
Fone: 55 11 3113-8794

acarletto@prefeitura.sp.gov.br
www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia