"Natal para todos" promove inclusão no Boavista shopping neste sábado

Evento terá oficinas de braile e de língua de sinais para promover a inclusão de pessoas com deficiência

Neste sábado, 10 de dezembro, os corredores do Boavista shopping, em Santo Amaro (zona sul de São Paulo), serão tomados por um evento inclusivo. Das 10h às 21h, voluntários da ONG Vez da Voz e de várias instituições realizam um evento com oficinas de libras (língua brasileira de sinais) e braile, além de apresentações musicais e de dança com pessoas com deficiência.

A abertura será feita pela secretária especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Mara Gabrilli.


No espírito natalino, a Vez da Voz levará um Papai Noel surdo e negro, diretamente do Pólo Sul, para brincar com as crianças e adultos durante as atividades. O bom velhinho, deficiente auditivo, será representado pelo ator surdo Sandro Pereira. "Queremos mostrar um Papai Noel que, mesmo diferente, encantará adultos e crianças", afirma Cláudia Cotes, presidente da Vez da Voz.

Os parceiros da ONG terão estandes para tirar dúvidas das pessoas sobre os diferentes tipos de deficiência e como prevení-las. Haverá espaço também para os deficientes mostrarem seu talento, como na exposição do fotógrafo Érico Hiler, com atletas deficientes.

A oficina de braile será dada por Eduardo Bertini, 19 anos, que ficou cego logo após nascer. Aluno de psicologia da Puccamp, com sua máquina braile, ele ensinará a crianças e adultos deficientes e não-deficientes qual a linguagem escrita das pessoas que não enxergam. Também haverá oficinas de desenho, pintura, contadores de história e apresentações musicais e dança de pessoas com algum tipo de deficiência.

Cláudia Cotes, presidente da ONG e autora dos livros da coleção "Fazendo a Diferença" (editora Paulinas), passará o dia no shopping autografando livros, contando histórias e falando sobre a importância de convivermos com naturalidade com amiguinhos Downs, surdos, cegos, em cadeira de rodas.

Neste dia será lançado, em São Paulo, o primeiro volume da coleção, o livro "Criança Genial". Na história, a autora explora as diferenças que existem entre os elementos da natureza e aplica isso às pessoas. "As árvores são diferentes entre si, dão frutos diferentes. Conosco é a mesma coisa. Uns têm cabelos cacheados, outros têm sardas, uns não podem enxergar ou ouvir. E isso não nos impede de conviver juntos. É preciso ensinar às crianças desde cedo que as diferenças existem. E que são boas para a vida", afirma Cláudia.

Dimaz Restivo, ilustrador dos livros e voluntário da Vez da Voz, falará para crianças e adultos sobre sua experiência de vida. Ele tem a mãe e a irmã surdas.

A coleção "Fazendo a Diferença" é um projeto da editora Paulinas em parceria com a ONG Vez da Voz, que se uniram na elaboração de livros que falem sobre o universo de crianças com deficiência de forma lúdica e educativa. Além da coleção "Fazendo a Diferença", a parceria entre Vez da Voz e Paulinas dará início a uma série de publicações que contenham, além do português que pode ser lido por crianças sem deficiência, ilustrações em Libras, o que possibilitará a leitura aos surdos, e também em braile, o que beneficiará crianças cegas.

O que é a ONG Vez da Voz

A ONG promove a interação entre crianças e adultos com e sem deficiências através de atividades lúdicas, materiais (como histórias e vídeos) e palestras e eventos. Desde maio de 2004 a ONG já produziu um kit com CD e dois livros infantis em braile e datilologia - o alfabeto dos surdos -, dois DVDs (com a história de uma menina surda e sobre bailarianas em cadeiras de rodas), além de livros para colorir com personagens com deficiência. Desenvolve também palestras em escolas, universidades e empresas. A Vez da Voz percorre o país com eventos, que já promoveram a integração de pessoas com deficiência em cidades como Campinas, São Paulo e Brasília.

Serviço

O que: "Natal para Todos", evento de inclusão de pessoas com deficiência da ONG Vez da Voz

Quando: sábado, 10 de dezembro

Horário: das 10h às 21h

Onde: Boavista Shopping

Endereço: rua Borba Gato, 59, Santo Amaro, zona sul de São Paulo

Informações: Cláudia Cotes, presidente da ONG, (19) 9113-0404 ou (19) 3253-0404, e www.vezdavoz.com.br