Evento reúne palestras sobre saúde e qualidade de vida da mulher

O combate ao câncer de mama é uma das iniciativas da primeira-dama da Cidade de São Paulo, Mônica Serra, que participa do evento. Esse estímulo à prevenção é feito por meio de palestras e outras ações que incentivem o auto exame Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBA), na fase pré-clínica de neoplasia, de tumores detectados pela mamografia, as taxas de cura são de quase 100%

Na próxima segunda-feira, dia 12, à partir das 15h, a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo promove, em parceria com o Banco Santander Banespa, o “Mulher, se toque!”, um dia de palestras que enfocam a prevenção do câncer de mama, qualidade de vida e saúde da mulher. As interessadas podem se increver no local.

A iniciativa visa orientar as mulheres quanto à importância do auto exame e outros necessários à prevenção do câncer de mama, bem como indicar sugestões de como melhorar a qualidade de vida da mulher. Para tanto, foram convidados médicos, atletas e pessoas que tratam desse tema.

O evento conta com o apoio da primeira-dama da Cidade de São Paulo Mônica Serra, da Coordenadoria da Mulher da Secretaria Especial de Participação e Parceria e da Área Técnica da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), na fase pré-clínica de neoplasia, de tumores detectados pela mamografia, as taxas de cura são de quase 100%. Segundo a entidade, essa deve ser a motivação maior para estimular as mulheres a fazer uma mamografia de rotina.O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata as mulheres. Para 2005, o INCA (Instituo Nacional de Câncer) estima 49.470 novos diagnósticos em todo o País. Ou seja, uma média de 53 novos casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

A secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli, acredita que é muito importante que toda mulher reflita e comece a pensar no próprio corpo. “Me exercito todos os dias e estou sempre incentivando outras mulheres a criarem a mesma disposição”, afirma Mara, que é tetraplégica há 11 anos.

A SBM ainda aponta que, em termos de prevenção primária, devem ser lembradas, em primeiro lugar, as medidas mais simples, dietéticas e comportamentais, que devem ser estimuladas, como evitar obesidade, sedentarismo, alimentos gordurosos e ingestão alcoólica em excesso.

Programação:

15h - Abertura

15h20 - Início das palestras

15h20 - Palestra do Dr. Antonio De Giovanni Neto (vice-diretor Clínico Hospital Nossa
Senhora de Lourdes/Hospital da Criança – diretor clínico Interlar Home Care – Ginecologista – Cirurgião Vídeo Lataroscopista – diretor de Patrimônio e Finanças da Sobracil e Sobenge)

Tema: Câncer de Mama.

15h45 - Marcelo Alvarenga Calil (coordenador da área tecnica da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde)

Tema: Panorama da Saúde da Mulher na cidade de São Paulo

16h10 - Mara Gabrilli (secretária Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo)

Tema: Saúde da Mulher com Deficiência

16h35 - José Montanaro Jr. (medalha de prata nas Olimpíadas Los Angeles)

Tema: Qualidade de Vida

17h - Diana Bueno (superintendente Seguro de Vida)

Tema: Apresentação do produto

17h25 - Término das palestras

17h30 - Coffe Break

18h - Encerramento

 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Prefeitura de São Paulo

Fone: 55 11 3113-8794 // 8385-3443

www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia