Prefeitura inaugura na Lapa o terceiro Centro de Apoio ao Trabalho

Mil pessoas por dia poderão ser atendidas no Centro de Apoio ao Trabalho da Lapa (CAT), Zona Oeste, inaugurado nesta segunda-feira (19) pelo prefeito José Serra. O Centro foi lançado este ano e põe em contato pessoas que procuram emprego e empresas que têm vagas abertas para oferecer. Este é o terceiro centro, e amanhã (20) será inaugurado mais um, em Santana, Zona Norte.

"Estamos cumprindo a nossa promessa de criar quatro centros de apoio ao trabalho em São Paulo até o final do ano. Criamos um em Itaquera, outro na Zona Sul (Interlagos), este na Zona Oeste e amanhã na Zona Norte", afirmou o prefeito José Serra. Desde seu lançamento, em junho, o CAT já cadastrou 69.338 trabalhadores e 41.716 vagas.

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo é de 16,9%, e o objetivo do CAT é contribuir para a redução deste percentual. "Pode-se fazer programas compensatórios e de transferência de renda, mas nada compensa a falta de emprego, que é o nosso programa número um", destacou o prefeito José Serra.

Como muitas das vagas oferecidas pelas empresas exigem qualificações que nem sempre os candidatos cadastrados nos centros possuem, o CAT da Lapa (como os demais) oferece cursos de qualificação. "O Centro de Apoio ao Trabalho não é só para quem procura emprego. Os CATs têm espaço para pessoas com espírito empreendedor", declarou Gilmar Viana, secretário municipal do Trabalho.

O prédio do CAT da Lapa tem a seguinte estrutura: sala de recepção, boxes de atendimento individual, sala especial para atendimento a pessoas com deficiência, quatro banheiros femininos e quatro masculinos, um banheiro adaptado para pessoas com deficiência, duas salas de seleção, uma sala para administração e gerência. Há também um estande de atendimento do São Paulo Confia/Crédito Popular.

A secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli, ressaltou como positivo o fato dos centros serem adaptados para as pessoas com deficiência.

Atualmente, os Centros de Apoio ao Trabalho possuem 905 cadastros de pessoas com deficiência. Para evitar reprovações e também desistências dos candidatos nos processos seletivos, a Prefeitura pretende implantar em 2006 cursos de qualificação profissional exclusivos para deficientes.

Currículo on-line

O programa servirá para capacitar as habilidades da pessoa com deficiência e também prepará-la para o mercado de trabalho. Para isso, já está em funcionamento, desde o dia 21 de novembro, o “currículo on-line” exclusivo para pessoas com deficiência. No formulário, o candidato concorre às vagas disponíveis no Centro de Apoio ao Trabalho e também fornece informações importantes para a criação dos cursos. O cadastro pode ser preeenchido pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/eficiente

Atendimento às pessoas com deficiência no Centro de Apoio ao Trabalho

- Até o dia 02 de dezembro de 2005, o Centro de Apoio ao Trabalho já empregou 129 pessoas com deficiência;

- Através do sistema Currículo on-line foram cadastradas cerca de 200 pessoas;

- Atualmente, existem nas duas unidades do CAT 843 vagas exclusivas para pessoas com deficiência;

- No total de inscritos no sistema SIGAE (cadastro nacional de empregos administrado pelo Ministério do Trabalho), cerca de 905 pessoas se declararam deficientes, conforme os seguintes tipos de deficiência: física (543); visual (159); auditiva (132); mental (69) e múltipla (11). No entanto, vale ressaltar que muitos dos que se declaram deficientes não possuem o laudo médico e, com isso, não se enquadram na lei de cotas, dificultando a colocação.

Balanço geral

Desde que foram criados, há cinco meses, os CATs de Interlagos e Itaquera cadastraram 69.338 pessoas no Sistema Integrado de Gestão de Ações de Emprego (SIGAE). Destas, 43.742 pessoas foram encaminhadas para entrevistas de emprego e 3.093 conseguiram uma oportunidade de trabalho. Neste período, foram captadas 41.716 vagas. O índice de empregabilidade é baixo: 5,6% do total de pessoas que se cadastraram nos dois CATs. Se considerarmos a quantidade de pessoas encaminhadas para entrevista, o índice de empregabilidade aumenta para: 8,9%.

São Paulo Confia

Outra oportunidade disponibilizada no CAT da Lapa é o financiamento pelo programa de microcrédito para a população de baixa renda, chamado "São Paulo Confia", que tem ampliado muito os financiamentos ao longo do ano: até novembro já foram emprestados R$ 12 milhões. "Nós emprestamos em 11 meses mais de 50% do que tinha sido emprestado nos quatro anos anteriores", diz o prefeito Serra. A atual gestão também equilibrou as contas do programa que, em janeiro de 2005, apresentava um déficit três vezes superior a sua arrecadação.

Além do prefeito José Serra, participaram da inauguração o secretário do Trabalho, Gilmar Viana, a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli, o subprefeito da Lapa, Paulo Bressan, e parlamentares.