Quarto Centro de Apoio ao Trabalho é inaugurado em Santana

CAT Santana também presta atendimento especial a pessoas com deficiência e fornece cursos de capacitação

O prefeito José Serra inaugurou nesta terça-feira (20/12) o CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) de Santana, na Zona Norte, o quarto Centro entregue pelo prefeito. “No CAT, as pessoas podem se cadastrar para procurar emprego. As empresas que precisam de trabalhadores também procuram o CAT. Assim, procuramos fazer esse encontro entre duas vontades e necessidades, e tornar mais rápida a obtenção de empregos”, disse o prefeito Serra.

O CAT é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e o primeiro foi inaugurado no bairro de Interlagos, na Zona Sul, em junho deste ano. Em julho, foi a vez do posto no bairro de Itaquera, na Zona Leste, e ontem (19/12), o prefeito José Serra inaugurou o CAT da Lapa, na zona Oeste.

Participaram da inauguração desta terça-feira, em Santana, os secretários municipais de Trabalho, Gilmar Viana; da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli; de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro; de Habitação, Orlando Almeida; o subprefeito de Santana, Luiz Antônio Pacheco; vereadores, e outras autoridades.

O CAT de Santana, que recebeu investimentos de R$ 700 mil, possui três pavimentos e conta com uma sala reservada para o atendimento de pessoas com deficiência. Segundo a secretária Mara Gabrilli, mil pessoas com deficiência já se cadastraram nos Centros de Apoio ao Trabalho.

O secretário Gilmar Viana comentou sobre problemas provocados nos últimos anos pelo processo de desindustrialização em certas regiões da cidade, o que gerou desemprego. O CAT viria, justamente, para “apontar um rumo” na busca de novos empregos às pessoas que sofreram com a perda do trabalho. “Este é um equipamento de extrema valia para a população”, disse Gilmar Viana.

Depois da solenidade de inauguração, o prefeito José Serra visitou as salas de capacitação de jovens, dentro do programa “Capacita Sampa”, que atualmente prepara mais de sete mil jovens para o mercado de trabalho. O programa funciona em quatro unidades distribuídas pela capital, com aulas de informática, matemática e português, e concede bolsas de R$ 200,00 para os alunos estudarem.

“O CAT é uma porta de entrada para o sistema de capacitação e treinamento profissional, e também para o sistema de microcrédito, que aceleramos este ano. Tanto que já concedemos mais de 11 mil microcréditos, o equivalente à metade do valor concedido nos quatro anos anteriores”, ressaltou o prefeito José Serra.

José Serra destacou que o governo municipal está voltado para o atendimento das necessidades dos cidadãos mais carentes, que constituem a maioria da população de São Paulo. “Esta diretiva não significa que a gente não atenda a todos. Atendemos a todos, mas fazemos programas específicos para o pessoal mais desfavorecido, nas áreas de educação, saúde, treinamento. O CAT, por exemplo, cumpre esta finalidade”, disse o prefeito Serra.