Assinado acordo com lojistas para melhorias em ruas comerciais

Parceria para revitalização de ruas comerciais prevê reformas das calçadas, com melhoria das condições de acessibilidade

O prefeito José Serra assinou, nesta segunda-feira (27/3), um protocolo de intenções com entidades de lojistas para a revitalização de dez ruas comerciais da cidade. As ruas beneficiadas serão: da Mooca e Oriente (subprefeitura da Mooca), Normandia (subprefeitura de Vila Mariana), Augusta (entre a Avenida Paulista e a Rua Estados Unidos, na subprefeitura de Pinheiros), Teodoro Sampaio (subprefeitura de Pinheiros), Milton da Rocha (subprefeitura da Vila Maria), 12 de Outubro (subprefeitura da Lapa), Silva Bueno (subprefeitura do Ipiranga) e avenidas Santa Catarina (subprefeitura do Jabaquara) e Mateo Bei (subprefeitura de São Mateus).

O acordo prevê que os lojistas ficarão responsáveis pelas reformas das calçadas e fachadas das lojas, com instalação de lixeiras e bancos, conforme já previa o decreto 46.880, de 20/1/2005. A Prefeitura executará serviços de paisagismo, melhoria de iluminação pública, recapeamento asfáltico, instalação de rampas, visando melhorar a acessibilidade, pintura de solo e troca de sinalização vertical.

Entre os objetivos do acordo estão o fortalecimento econômico do comércio de rua, desenvolvimento urbanístico da cidade, geração de emprego e fortalecimento do turismo de compras em São Paulo. “Trata-se de uma ação para recuperar e enobrecer as ruas comerciais. Isso é fundamental para São Paulo, para a atividade econômica, para o bem-estar das pessoas e para a auto-estima da nossa cidade”, disse o prefeito José Serra.

O Secretário de Coordenação das Subprefeituras, Walter Feldman, cuja pasta é responsável pela implantação do projeto, destacou que o protocolo de intenções “é uma tentativa coletiva de mudar a qualidade das calçadas de São Paulo. Essa reunião de hoje constrói uma parceria cada vez mais adequada”, afirmou Feldman.

Uma cidade bonita e bem cuidada começa pelo esmero às suas ruas e calçadas. Começando a mudar esse panorama da cidade, o executivo municipal já recapeou mais de 350 km de ruas, devendo concluir, até o final deste ano, mais de 500 km de asfalto novo espalhado pela cidade. “Esta é uma proposta da Prefeitura que precisa ter uma resposta dos cidadãos, que é o cuidado e o restauro das calçadas”, finalizou Feldman, lembrando que a manutenção das calçadas também é responsabilidade dos munícipes.

Durante a assinatura do convênio, que aconteceu no saguão da sede da Prefeitura de São Paulo, o coordenador do Programa de Ruas Comerciais, Felippe Nauffel, disse que as ruas comerciais da cidade precisam tomar um “banho de loja”, ou seja, depois do recapeamento das ruas por parte da Prefeitura, chegou a hora de se revitalizar também as calçadas. Nauffel enfatizou, ainda, que esse programa de revitalização das ruas comerciais vai atrair mais consumidores às lojas de São Paulo, transformando essas ruas em verdadeiros pólos de turismo e compras, gerando emprego e renda.

O presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Abram Szajman ressaltou o interesse comum na iniciativa. “Não haverá falta de interessados em que as fachadas de suas lojas sejam bem cuidadas. Queremos fazer com que a calçada seja o local onde o cidadão trafegue normalmente”, disse Szajman.

É impossível falar de calçadas sem tocar em um tema correlato: a acessibilidade. A Secretária da Pessoa com Deficiência, Mara Gabrilli, enfatizou que estava ali não representando uma pasta, mas três milhões de pessoas que anseiam poder sair de suas casas e se deparar com calçadas acessíveis e lojas que possam recebê-las adequadamente.

Mara, que coordena a pasta da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, desde abril de 2005, vem difundindo na Prefeitura uma agenda sempre focada na acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “Falar em fortalecimento da economia é incluir no leque de consumidores essas pessoas que, por falta de acessibilidade na cidade, ficam sem ter acesso aos centros comerciais”, disse Mara.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito, Gilberto Kassab, o presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, os presidentes da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo, Ruy Pedro de Moraes Nazarian, entre outros.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
3113-8793/8794