Prefeitura inaugura no Jabaquara a 1ª praça da inclusão

Brinquedos adaptados a crianças com deficiência são o grande diferencial da praça

Neste domingo (02/04), a população do Jabaquara recebeu 7.400 metros quadrados de lazer e inclusão. A praça Barão de Japurá foi entregue aos paulistanos em meio a uma grande festa da diversidade. As obras de revitalização da praça são fruto de uma iniciativa da Subprefeitura do Jabaquara, que contou com o apoio integral da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo.

Com rampas e acessos adaptados, inclusive no seu entorno, a praça oferece às pessoas que têm algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida a possibilidade de circular por todas as suas áreas. As crianças poderão se divertir em brinquedos totalmente adaptados, desenvolvidos com tecnologia assistiva, ou seja, equipamentos desenvolvidos sob medida para melhorar as habilidades de pessoas com deficiência.


"Me sinto muito feliz de ter a oportunidade de fazer esta inauguração que mostra a preocupação cada vez maior de São Paulo, dos paulistanos, em proporcionar ao deficiente condições de que ele possa estar incluído cada vez mais no dia-a-dia de nossa cidade", disse o prefeito Gilberto Kassab, na inauguração.

Dois balanços e um gira-gira foram planejados para que crianças com e sem deficiência possam brincar juntas, proporcionando uma maior integração entre elas. Os brinquedos possuem rampas de acesso e travas de segurança. As mesas de xadrez - em concreto e fixas no chão - também têm espaço para que cadeirantes possam jogar. "Essa interação é muito importante porque reflete exatamente o conceito da inclusão que estamos difundindo em São Paulo", disse a secretária Especial da Pessoa com Deficiência, Mara Gabrilli, que é tetraplégica e fez questão de testar os equipamentos.

"Não temos no Brasil a cultura da inclusão. Por isso, as crianças com deficiência não se sentem à vontade de brincar com outras crianças. Espero que essa iniciativa se multiplique", concluiu Mara.

Segundo o subprefeito do Jabaquara, Cássio Freire Loschiavo, novas praças inclusivas devem ser entregues na região.

Essa iniciativa reflete uma sensibilidade à causa da pessoa com deficiência e demontra que a cidade de São Paulo está começando a mostrar os resultados de políticas públicas preocupadas com a inclusão e o respeito à diversidade.

Além do prefeito Gilberto Kassab e da secretária da Pessoa com Deficiência, Mara Gabrilli, estiveram presentes os secretários de Coordenação das Subprefeituras, Andréa Matarazzo; de Planejamento, Francisco Vidal Luna; e de Habitação, Orlando Almeida Filho.

A cerimônia de inauguração contou com a apresentação do Clube de Dança Arte sem Barreiras, pertencente ao Clube dos Paraplégicos de São Paulo.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
3113-8794/8793