PREFEITURA DE SÃO PAULO

Empregabilidade das pessoas com deficiência: uma bandeira da Prefeitura de SP também na ReaTech

Graças à parceria entre a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) e a Secretaria Municipal do Trabalho (SMTrab), a V ReaTech vai ter um diferencial para oferecer aos seus visitantes: a possibilidade de conseguir um emprego

05/04/2006 13h43

A Seped e a SMTrab estarão presentes na ReaTech 2006 - a maior feira em tecnologias de reabilitação, inclusão e acessibilidade da América Latina - para oferecer um serviço muito importante às pessoas com deficiência: o cadastramento de currículos em um banco de dados criado especificamente para esse fim. O preenchimento do cadastro será feito durante os quatro dias da feira, de 6 a 9 de abril, nos estandes 967 e 969 onde ficará a Secretaria da Pessoa com Deficiência. O horário de funcionamento é das 13 às 21 horas, na quinta e sexta-feira e , das 10 às 19 horas, no sábado e domingo.

A importância de se criar um banco de dados para cadastrar o currículo de pessoas com deficiência surgiu da necessidade de as empresas cumprirem a Lei de Cotas, que obriga toda corporação que tenha mais de 100 funcionários a contratar essas pessoas. Segundo a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de São Paulo, o número de vagas a serem oferecidas pode chegar a 90 mil - se todas as empresas cumprirem a lei. Para que a Lei seja cumprida, e para facilitar que isso aconteça, é que surgiu a iniciativa de oferecer a esses possíveis empregadores os nomes e currículos de pessoas com deficiência que precisam de emprego.

Para ajudar a ampliar esse esforço, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Seped, lançou , em novembro do ano passado, o currículo on-line, um cadastro eletrônico por onde as pessoas com deficiência podem se cadastrar pela Internet. O endereço é www.prefeitura.sp.gov.br/eficiente e já tem mais de 500 currículos cadastrados.

Com o banco de dados dos Centros de Apoio ao Trabalho - projeto da SMTrab que recebe e cadastra pessoas com ou sem deficiência e que já tem cerca de 1.500 currículos de pessoas com deficiência - e do currículo on-line, a Prefeitura já conta com um amplo cadastro de mais de 2 mil nomes. Desses, mais de 200 já conseguiram um emprego com carteira assinada.

Todo esse trabalho só é possível graças ao incansável apoio da Delegacia Regional do Trabalho - DRT-SP, que vem cobrando as empresas para se adequarem à Lei de Cotas.

Serviço:

REATECH 2006

V Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

Data: 6 a 9 de abril

Horário: quinta e sexta-feira, das 13 às 21 horas;

Sábado e domingo, das 10 às 19 horas.

Estandes da Seped: 967 e 969

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Prefeitura de São Paulo

Jorn. Resp.: Claudia Carletto (11 3113-8794/8793)