Campanha "Eu respeito" é lançada na ReaTech

O objetivo da campanha é sensibilizar a população a não estacionar nas vagas destinadas às pessoas com deficiência e também em guias rebaixadas

Nesta quinta-feira (06/04), a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, em parceria com o Serasa, Centro de Vida Independente Araci Nallin - CVI, Secretaria Municipal dos Transportes, CET, DSV e CPA - Comissão Permanente de Acessibilidade - lançou a Campanha "Eu Respeito", que visa sensibilizar a população a não utilizar as vagas de estacionamento destinadas, exclusivamente, às pessoas com deficiência e também não estacionar em frente às guias rebaixadas, que propiciam o acesso dessas pessoas às ruas.

O lançamento aconteceu no primeiro dia da V ReaTech -Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, a maior feira de negócios voltada ao segmento de pessoas com deficiências, familiares, profissionais da área, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, que vai até domingo, dia 09 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes.

Foram distribuídos folhetos e adesivos da campanha, além do talão de multa moral, que foi relançado. Cada folha do talão, que deve ser colocada no pára-brisa do veículo infrator, traz informações que alertam o motorista sobre o estacionamento irregular numa vaga exclusiva para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Essas vagas são um direito assegurado por lei, cujo descumprimento é passível de multa.

Segundo a Secretária Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli, é preciso que a população se conscientize da necessidade de respeitar as vagas exclusivas. “Um veículo estacionado irregularmente, mesmo que seja por alguns minutos, pode atrapalhar o direito de ir e vir de uma pessoa com deficiência”, diz Mara.

"Quem estaciona irregularmente nas vagas das vias pode ser multado pelos marronzinhos", disse o diretor de Operações da CET, Adauto Martinez Filho. "Mas eles não podem agir quando a vaga está num imóvel particular."

REATECH 2006

Neste ano, a Prefeitura Municipal de São Paulo está representada pela primeira vez na ReaTech. A Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped, criada há um ano, com a missão de melhorar a vida da pessoa com deficiência na cidade de São Paulo, participa da feira divulgando informações sobre acessibilidade, projetos e, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, está fazendo o cadastramento do currículo de pessoas com deficiência que pretendem uma vaga de emprego, por meio do currículo on-line, uma ferramenta criada para facilitar esse cadastramento. Esse banco de dados é disponibilizado nos Centros de Apoio ao Trabalho - CAT´s da Prefeitura com o objetivo de intermediar a colocação profissional dessas pessoas no mercado de trabalho.

A Secretaria promove, também, demonstrações do Remo adaptado - uma nova modalidade esportiva adaptada às pessoas com deficiência.

A ReaTech, já em sua 5ª edição, se consagrou como um ponto de encontro entre pessoas com deficiência e profissionais do setor. A idéia é promover a melhoria da qualidade de vida e inclusão da pessoa com deficiência, por meio de maior acessibilidade, mobilidade e conhecimento, oferecendo informações, produtos e serviços destinados ao bem estar desse segmento da população.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
3113-8793/8794
www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia