Prefeitura cadastra currículos de pessoas com deficiência na ReaTech

Neste ano, a Prefeitura Municipal de São Paulo está representada pela primeira vez na ReaTech - a maior feira em tecnologias de reabilitação, inclusão e acessibilidade da América Latina. A Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped, criada há um ano, com a missão de melhorar a vida da pessoa com deficiência na cidade de São Paulo, participa da feira divulgando informações sobre acessibilidade, projetos e, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, está fazendo o cadastramento do currículo de pessoas com deficiência que pretendem uma vaga de emprego, por meio do currículo on-line, uma ferramenta criada especificamente para esse fim. Esse banco de dados é disponibilizado nos Centros de Apoio ao Trabalho - CAT´s da Prefeitura com o objetivo de intermediar a colocação profissional dessas pessoas no mercado de trabalho.

O preenchimento do cadastro será feito até domingo (09/04) último dia da feira, nos estandes 967 e 969 da Secretaria da Pessoa com Deficiência. O horário de funcionamento é das 13 às 21 horas, na quinta e sexta-feiras e, das 10 às 19 horas, no sábado e domingo.


A importância de se criar um banco de dados para cadastrar o currículo de pessoas com deficiência surgiu da necessidade de as empresas cumprirem a Lei de Cotas, que obriga toda corporação que tenha mais de 100 funcionários a contratar essas pessoas. Segundo a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de São Paulo, o número de vagas a serem oferecidas pode chegar a 90 mil - se todas as empresas cumprirem a lei. Para que a Lei seja cumprida, e para facilitar que isso aconteça, é que surgiu a iniciativa de oferecer a esses possíveis empregadores os nomes e currículos de pessoas com deficiência que precisam de emprego.

Para ajudar a ampliar esse esforço, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Seped, lançou , em novembro do ano passado, o currículo on-line, um cadastro eletrônico por onde as pessoas com deficiência podem se cadastrar pela Internet. O endereço é www.prefeitura.sp.gov.br/eficiente e já tem mais de 500 currículos cadastrados.

Com os bancos de dados dos Centros de Apoio ao Trabalho - projeto da Secretaria do Trabalho que recebe e cadastra pessoas com ou sem deficiência e que já tem cerca de 1.500 currículos de pessoas com deficiência - e do currículo on-line, a Prefeitura já conta com um amplo cadastro de mais de 2 mil nomes. Desses, mais de 200 já conseguiram um emprego com carteira assinada.

Todo esse trabalho só é possível graças ao apoio da Delegacia Regional do Trabalho - DRT-SP, que vem cobrando as empresas para se adequarem à Lei de Cotas.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

(11 3113-8793/8794)