PREFEITURA DE SÃO PAULO

Seped promove 1º Mutirão da Acessibilidade

Evento marcará lançamento de selo para lojistas que aderirem à causa

13/04/2006 13h12

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped), de Coordenação das Subprefeituras e de Transportes, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) e com o apoio da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realiza, no 17 de abril, a partir das 11h30, na rua João Cachoeira, o 1º MUTIRÃO DA ACESSIBILIDADE da capital paulista.

Comerciantes que aderirem à causa receberão um selo, criado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, cujo slogan é "Eu apoiei o Mutirão da Acessibilidade. Inclusão: estou comprometido com essa causa!". O objetivo é incentivar os lojistas de importantes ruas comerciais de São Paulo a se adequarem às normas de acessibilidade e, assim, abrirem suas portas a mais de três milhões de consumidores paulistanos que têm alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Futuramente, a idéia é criar um guia das ruas acessíveis.

A equipe do mutirão - composta por secretários, subprefeito , representantes da Fecomercio, arquitetos, técnicos e funcionários da CPA e da CET percorrerá as lojas da João Cachoeira com o intuito de esclarecer os lojistas. Para isso, serão distribuídos folhetos explicativos e cartilhas com os passos para a aquisição do selo de acessibilidade. A Seped ressalta que todos os estabelecimentos com circulação superior a 100 pessoas por dia devem atender aos padrões de acessibilidade descritos nas Leis Municipais 11.345/93, 11.424/93 e 12.815/99 e nos Decretos 37.649/98, 38.443/99 e 45.122/04.

Entre os motivos que levaram à escolha da João Cachoeira para inaugurar o mutirão está o fato de a rua já ter passado por um amplo programa de acessibilidade. Além disso, em dezembro de 2006, a Seped e o Conselho de Ruas Comerciais da Fecomercio ali realizaram uma ação prévia de conscientização.

Serviço:

1º Mutirão da Acessibilidade

Data: 17 de abril
Horário: 11h30 Local: Rua João Cachoeira, esquina com a Rua Iaiá

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

3113-8794/8793