Mutirão da Acessibilidade orienta comerciantes da João Cachoeira

O mutirão atingiu cerca de 120 lojistas de uma das mais badaladas ruas comerciais da cidade. O prefeito Gilberto Kassab colou, pessoalmente, adesivos nas lojas acessíveis

Nesta segunda-feira (17/04), o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a secretária Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli, os secretários de Coordenação das Subprefeituras e de Habitação, Andrea Matarazzo e Orlando Almeida Filho, e o presidente da Companhia de Engenharia de Trafego - CET, Roberto Salvador Scaringella, percorreram a rua João Cachoeira, na zona sul da capital, para promover o 1º Mutirão de Acessibilidade da cidade de São Paulo.

O intuito da caminhada pela João Cachoeira - primeira rua comercial de São Paulo a tornar suas calçadas acessíveis às pessoas com deficiência - foi conscientizar os lojistas sobre a importância de adequar seus estabelecimentos às normas de acessibilidade. "São mais de 3 milhões de consumidores com alguma deficiência ou mobilidade reduzida que não têm acesso às lojas por falta de adequação física", afirmou a secretária Mara Gabrilli.


A comitiva visitou três estabelecimentos comerciais que têm acesso - como rampas na entrada - e também as demais lojas da rua, onde os comerciantes receberam orientações da equipe. Para todos os lojistas foram distribuídos os adesivos com o slogan da campanha "Eu apoiei o Mutirão de Acessibilidade. Inclusão: Estou comprometido com essa causa!" e também cartilhas e materiais informativos.

O prefeito Gilberto Kassab, que colou pessoalmente alguns adesivos, ressaltou que essa é uma forma de reconhecer o trabalho e a iniciativa dos lojistas que, espontaneamente, aderiram à campanha em favor da acessibilidade. "Nós viemos aplaudir os que promoveram as adaptações e estimular os demais a fazer o mesmo", afirmou o prefeito.

A secretária Mara Gabrilli foi pessoalmente a alguns estabelecimentos fazer um trabalho de sensibilização. "Estou aqui como uma pessoa que quer entrar na sua loja e não pode!", disse para o proprietário de uma loja que tem um enorme degrau na entrada.

Tanto a secretária quanto o prefeito Gilberto Kassab fizeram questão de reforçar que o objetivo final não é multar os estabelecimentos, mas incentivá-los a promover a acessibilidade, um direito garantido por lei para as pessoas com deficiência, e também disseminar a importância de se respeitar a diversidade humana.


De acordo com as normas, os estabelecimentos com circulação superior a 100 pessoas por dia devem atender aos padrões de acessibilidade descritos nas Leis Municipais 11.345/93, 11.424/93 e 12.815/99 e nos Decretos 37.649/98, 38.443/99 e 45.122/04.

A equipe do mutirão contou também com a presença do subprefeito de Pinheiros, Dorivaldo Andrade Ribeiro, de arquitetos, técnicos e funcionários da Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA e da CET.

Em dezembro de 2005, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e o Conselho de Ruas Comerciais da Fecomercio realizaram , na própria João Cachoeira, uma visita de conscientização. Segundo o presidente do Conselho, Felippe Naufel, 30 lojas da região já estão adaptadas, de um total de 128 estabelecimentos. "Esperamos aumentar este número o mais rápido possível, até porque é importante para o consumo", disse.

A Prefeitura construiu rampas nas calçadas da João Cachoeira e criou quatro novas vagas de zona azul exclusivas para pessoas com deficiência - já existiam duas na região. A proposta agora é que o Mutirão da Acessibilidade percorra outras ruas comerciais de São Paulo.


Mais informações
Assessoria de Comunicação e Imprensa

Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

3113-8793/8794