Curso capacita técnicos para a prática de atividades físicas para pessoas com deficiência mental

Este é o segundo módulo do programa de capacitação que vai proporcionar aos profissionais de Educação Física conhecimentos técnicos e práticos sobre todos os tipos de deficiência

A Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped e a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação promoveram nos dias 24 e 25/04, no Teatro Sérgio Cardoso, e nesta sexta-feira, dia 28/04, no Ginásio do Pacaembu, o curso sobre Práticas de Educação Física para pessoas com déficit intelectual (deficiência mental), dirigido a técnicos, professores, auxiliares e estagiários de Educação Física da cidade de São Paulo.

O curso, ministrado pela profª Drª Verena Junghahnel Pedrinelli, buscou aprimorar a competência profissional dos participantes visando uma melhor intervenção junto a crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual em programas de atividade física.

Este é o segundo módulo do Programa de Capacitação para Práticas de Educação Física para Pessoas com Deficiência, que tem o objetivo de proporcionar aos profissionais de Educação Física conhecimentos técnicos e práticos a respeito das deficiências: visual, mental, física, auditiva e suas particularidades, além de Políticas de Inclusão e Estratégias; visando a capacitação desses profissionais para a convivência e desenvolvimento de programas de educação física, esportes, lazer e recreação para pessoas com deficiência por meio de uma prática inclusiva.

O conteúdo programático deste módulo abordou os seguintes temas: Déficit intelectual (deficiência mental): evolução conceitual e características; Síndrome de Down e desenvolvimento motor; Aprendizagem motora: implicações pedagógicas; Educação física adaptada e esportes; Inclusão e o processo de empoderamento; Atividades práticas: adaptações para participantes com déficit intelectual (deficiência mental).

Para Eliana Mutchnik, assessora técnica da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped, uma das responsáveis pela coordenação do curso, a participação neste módulo superou as expectativas. "A deficiência mental é o tipo de deficiência que as pessoas têm mais dificuldade para trabalhar. Por isso, consideramos que a participação e o envolvimento dos profissionais foram acima do esperado", disse Eliana.

Alguns professores que já trabalham com atividades físicas voltadas a pessoas com deficiência mental levaram seus alunos para participar da aula prática que aconteceu nesta sexta-feira (28), no Ginásio do Pacaembú, envolvendo ainda mais os participantes com o trabalho proposto pelo curso.


MÓDULO TEMA PERÍODO
I DEFICIENTE VISUAL Realizado
II DEFICIENTE MENTAL Realizado
III DEFICIENTE FÍSICO 31/05, 01 e 02/06
IV DEFICIENTE AUDITIVO 31/07 e 1 e 02/08
V POLÍTICAS DE INCLUSÃO E ESTRATÉGIAS 28,29 e 30

Faça o dowload da apostila do Curso : Práticas de Educação Física para pessoas com deficiência intelectual

Faça o dowload da apostila do Curso : - Práticas de Educação Física para pessoas com deficiência visual (arquivo ZIP - 3,6MB) ( Clique aqui para fazer o download do Winzip )

 

Coordenação:

Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo (SEME) - DUED e CRH

Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SEPED)

 

Mais informações,

Assessora de Imprensa e Comunicação

Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

3113-8793/87944