SP recebe grandes nomes do esporte Paraolímpico

A cidade de São Caetano do Sul - SP sedia, nos dias 27 e 28 de maio, a primeira etapa do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação, que tem cerca de 400 atletas inscritos.

O grande destaque do Circuito é a participação de atletas medalhistas de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Atenas de 2004. Os campeões do atletismo e da natação ganharam 27 das 33 medalhas conquistadas pelo Brasil na Grécia.

Para 2006, as perspectivas internacionais também são grandes, afinal, as etapas do Circuito servirão como qualificatórias para a escolha dos representantes brasileiros no Mundial de Atletismo, que acontecerá na Holanda entre 28 de agosto e 11 de setembro, e o Mundial de Natação, na África do Sul, de 27 de novembro a 9 de dezembro.

A segunda etapa do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação acontecerá de 14 a 16 de julho, em Belém (Pará); a terceira etapa, de 15 a 17 de setembro, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e a quarta e última etapa, de 03 a 05 de novembro, em Fortaleza (Ceará).

“A competição ganhou a credibilidade do movimento paraolímpico e da sociedade, tanto é que o número de atletas interessados em participar vem aumentando consideravelmente”, afirma o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto.

Os números do Circuito comprovam a grandeza que a competição ganhou por todos os cantos do país. Somente no ano de 2005, mais de 2.500 pessoas estiveram envolvidas com as etapas do campeonato, entre atletas, técnicos e staff. Foram quebrados 156 recordes brasileiros na natação e um mundial de atletismo. Além disso, com os resultados do Circuito, foram formadas as seleções brasileiras que participaram do Aberto Europeu de Atletismo, realizado na Finlândia, e do Aberto de Natação Paraolímpica dos Estados Unidos.


Mais informações:
Andrea Martins / Fátima Cardeal – (11) 3673-1785
Patrícia Onsadón / Leandro Ferraz – (61) 8153-3981 e 8168-3922