Casa Cor 2006: arquitetura e design com acessibilidade

A Casa Cor 2006, aberta ao público nesta terça-feira, 30 de maio, comemora em grande estilo os 20 anos da maior mostra de arquitetura e decoração do país. O palco dessa comemoração é um dos endereços mais tradicionais da cidade: o Jóquei Clube de São Paulo e, entre as estrelas dessa edição, uma se destaca com fundamental importância: a acessibilidade.

Em parceria com a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da cidade de São Paulo - Seped, a organização da Casa Cor buscou priorizar a questão da acessibilidade, deixando os ambientes completamente acessíveis, principalmente às pessoas com deficiência física. Desde o início do processo de realização da mostra, a Secretaria participou de reuniões com arquitetos e decoradores para difundir os conceitos e normas técnicas de acessibilidade. O retorno por parte de todos os profissionais envolvidos na organização foi muito positivo.

Muitas adaptações foram feitas para oferecer o maior conforto possível às pessoas com deficiência, como a colocação de rampas, nivelamento do piso junto à entrada dos ambientes e construção de banheiros adaptados. O resultado é uma mostra que oferece acesso a praticamente todos os ambientes. São mais de 2.000 metros quadrados de área construída, cincundada por lindos jardins.

Para a secretária da Pessoa com Deficiência, Mara Gabrilli, a preocupação com a acessibilidade é uma tendência mundial e a Casa Cor está mostrando, na prática, como promover essa transformação física e cultural.

Mara Gabrilli é uma das 20 pessoas homenageadas neste ano pela direção da Casa Cor. Uma exposição reúne um objeto de cada uma dessas pessoas com uma frase sobre o que ele representa. O objeto escolhido por Mara é a boneca Becky, amiga da Barbie e cadeirante. "A Barbie representa conceitos como beleza, sofisticação e naturalidade. E a Becky nos mostra que ser bonita e sofisticada independe da condição física. E que natural é saber lidar com essas diferenças", diz Mara.


Casa Cor 2006

Entre os dias 30 de maio e 9 de julho, o visitante poderá conferir a decoração dos 60 ambientes da Casa Cor, assinados por um time com nomes consagrados do segmento, entre eles: Benedito Abbud, Bya Barros, Esther Giobbi, Fernando Piva, João Armentano, João Mansur, Jóia Bergamo, Lia Carbonari, Myrna Porcaro, Sig Bergamin. O prédio do antigo ambulatório do Jóquei que abriga a Casa Cor 2006 foi transformado na residência de um casal, que tem dois filhos jovens e um bebê, com quarto de hóspedes e salão de festas. A Casa conta também com áreas de entretenimento como bar, restaurante, cafeteria, chocolateria, galerias de arte, livraria, joalheria, lojas do MAM (Museu de Arte Moderna) e da Casa Cor.

Calçada Acessível

Devolver o caráter humano e social das calçadas à população das cidades e, conseqüentemente, proteger o pedestre e o meio ambiente. Essa é a proposta do arquiteto paisagista Benedito Abbud que expõe na Casa Cor 2006 a calçada viva, que integra sete modelos de calçadas: verdes, ecológicas, acessíveis, inteligentes, culturais, mobiliadas e saudáveis.
Fruto de uma parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por meio do programa Passeio Livre, a calçada acessível permitirá o acesso à Casa, a partir da rua, para as pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, como idosos e gestantes. A calçada atende às normas técnicas de acessibilidade e possui piso tátil de alerta, direcional e rampa.

Jardim Sensorial

Um jardim capaz de surpreender e estimular todos os sentidos. Esta é a proposta do “Jardim da Entrada”, do arquiteto paisagista Alex Hanazaki.
Já na entrada da mostra, plantas exalam perfumes, aguçando o olfato; materiais inusitados como a lava vulcânica e a madeira ecológica estimulam o tato; um grande espelho d’água e fontes provocam a audição; espécies frutíferas despertam o paladar; e todo o conjunto brinca com formas e volumes, despertando a visão.
O acesso de pessoas com deficiência é uma das preocupações do paisagista. Pensando nisso, não há nenhuma barreira ou obstáculo que impeça ou dificulte a circulação no espaço.
Segundo Hanazaki, jardins devem ser mais do que contemplativos. Eles cumprem a função quando são interativos, contribuindo para o prazer, a reflexão e qualidade de vida. O resultado do projeto é um jardim que, embora seja de entrada e passagem para quem visita a mostra, conta com espaços para descanso, observação, servindo também como ponto de encontro para quem chega à Casa Cor.

SERVIÇO

CASA COR 2006
Local: Jóquei Clube de São Paulo
Avenida Lineu de Paula Machado, 775, Cidade Jardim
Período: de 30 de maio a 09 de julho (terça a domingo, das 12 às 21 horas)
Fones: (11) 3813-3166 – 3812-6131

Mais informações
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Seped
Fones: 3113-8793/8794