Curso sobre Práticas de Educação Física para Pessoas com Deficiência Auditiva começa dia 02

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação-Seme e a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida-Seped realizam nos dias 02, 03 e 04 de agosto, das 8 às 12hs, o Curso de Capacitação para Práticas de Educação Física para Pessoas com Deficiência Auditiva dirigido a professores, técnicos, auxiliares e estagiários de Educação Física.

São oferecidas 300 vagas e as inscrições já podem ser feitas por memorando encaminhado à Seme-DUED 1 pelo fax 5575-1086 ou para os e-mails seme.dued@prefeitura.sp.gov.br ou seme.chrdes@prefeitura.sp.gov.br. No memorando devem constar o nome completo, RF (registro funcional), categoria, padrão e unidade de lotação. Quem participou dos módulos anteriores já está automaticamente inscrito.

Este é o IV Módulo do Programa que tem como objetivo oferecer conhecimentos técnicos e práticos a respeito de todos os tipos de deficiência (mental, visual, física, auditiva) e suas particularidades, além de Políticas de Inclusão e Estratégias, visando a capacitação dos profissionais de Educação Física para a convivência e desenvolvimento de técnicas e programas de esportes, lazer e recreação para pessoas com deficiência, por meio de uma prática inclusiva.

O Programa tem uma carga horária total de 60 horas, divididas em 12 horas/aula por módulo. Cada módulo conta com uma parte teórica, ministrada nos dois primeiros dias, e a parte prática, que acontece no terceiro dia, no Ginásio do Pacaembu. Os participantes são avaliados e será considerado aprovado quem obtiver o conceito “C” e, no mínimo, 80% de freqüência (por módulo), e ter freqüentado pelo menos três módulos (36 horas). Já foram realizados os módulos relacionados às deficiências visual, mental e física. O módulo IV abordará a deficiência auditiva e o V e último a ser realizado abordará as Políticas de Inclusão e Estratégias.

Nos dias 02 e 03 de agosto, a parte teórica do Curso de Capacitação para Práticas de Educação Física para Pessoas com Deficiência Auditiva será ministrada no Anfiteatro do Hospital do Servidor Público Estadual (Rua Pedro de Toledo, 1800 – 2º andar do Pronto-Socorro). No dia 04 de agosto, a parte prática do curso acontece no Ginásio do Pacaembu, na Rua Capivari – Portão 23.

O curso será ministrado pela Profª Dalva Alves dos Santos Filha. Especialista na área de capacitação, a professora Dalva é graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduada em Deficiência Auditiva pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) e especialista em Deficiência da Audição pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Utilizando uma metodologia ativa-participativa, o conteúdo programático será direcionado para instrumentalizar os profissionais envolvidos para que eles possam selecionar e/ou adequar procedimentos didáticos e técnicos para a prática de Educação Física para pessoas com deficiência auditiva (surdez). Na parte teórica serão abordados os temas:

• Processo normal de audição • Características do som • Definição de deficiência auditiva • Causas mais comuns da surdez • Tipos e graus de deficiência auditiva • Interferência da deficiência no processo de comunicação • Formas alternativas de comunicação • Noções básicas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) • Atividades físicas: importância, indicações, adaptações, orientações ao professor

Na parte prática do curso de capacitação, serão ministrados:

• Simulação de situações de aula onde não seja possível a comunicação oral • Planejamento e execução de diferentes atividades utilizando as informações recebidas nas aulas teóricas, o material disponível e estratégias de comunicação não-oral.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 5088-6419 (Seme) ou pelo telefone 3113-8776 (Seped).

SERVIÇO

Curso de Capacitação para Práticas de Educação Física para Pessoas com Deficiência Auditiva (Módulo IV)

Datas: dias 02 e 03 de agosto, no Anfiteatro do Hospital do Servidor Público Estadual (Rua Pedro de Toledo, 1800 – 2º andar do Pronto-Socorro).

dia 04 de agosto,no Ginásio do Pacaembu,na Rua Capivari – Portão 23.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped

3113-8793/8794