Prefeitura apoia instalação de Grupo Especial de Inclusão Social do MPE

O prefeito Gilberto Kassab e vários secretários municipais participaram nesta quinta-feira (27/7), no auditório do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE), da solenidade de instalação do Grupo Especial de Inclusão Social do MPE. O grupo atenderá ao público no que se refere a situações de discriminação social que possa envolver mulheres, negros, índios, pessoas com deficiência, moradores de rua, homossexuais, entre outros grupos.
Estiveram presentes à cerimônia os secretários municipais de Negócios Jurídicos, Luiz Antônio Guimarães Marrey; de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro; da Pessosa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli; e de Habitação, Orlando de Almeida Filho.

“A criação de um grupo voltado para a defesa dos setores mais fragilizados da sociedade também criará um pólo de diálogo com o governo e a sociedade, dará voz e representação a quem freqüentemente não a tem e será importante instrumento de superação das desigualdades e da discriminação”, sintetizou o prefeito Gilberto Kassab, ressaltando o apoio da Prefeitura à iniciativa.

Kassab disse que o combate à exclusão social “é tarefa do Poder Público e de toda a sociedade” e citou as ações da Prefeitura nessa área, mesmo com um Orçamento limitado. “Cabe ao município prestar o atendimento mais direto às populações carentes e excluídas, o que gera permanente tensão entre a necessidade do pagamento de sua grande dívida financeira, de um lado, e dar conta de sua enorme dívida social de outro”, comentou.

“Os recursos são finitos, as necessidades são imensas e a velocidade do fato social ultrapassa em muito a capacidade de resposta estatal”, afirmou o prefeito.

Para exemplificar, o prefeito lembrou que decisão judicial proposta pela Promotoria da Habitação e Urbanismo da Capital obrigou a Prefeitura de São Paulo a retirar milhares de pessoas pobres de área institucional de loteamento na zona Leste. “A Promotoria cumpriu o seu papel de fiscalização. Mas onde e de que forma seria possível arrumar uma alternativa habitacional para esta situação e para milhares de pessoas em situação análoga a curto prazo? No caso concreto, estamos procurando outra área a fim de verificar a possibilidade de resolver o problema mediante um compromisso de ajustamento a ser assinado com a Promotoria”, afirmou Kassab.

“Fica claro que cada instância deve cumprir o seu papel, mas que é imprescindível contar também com a colaboração da sociedade como um todo, em especial com os setores sociais mais prósperos e que mais podem, para que possamos superar a exclusão”, disse.

O prefeito lembrou que, na área de Educação, o município está substituindo todas as escolas de lata e procura aumentar o número de horas que crianças e adolescentes permanecem nos colégios. Ainda em relação ao atendimento a crianças e adolescentes, Kassab ressaltou que o município tem priorizado o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, com a criação de nove centros de referência para o primeiro atendimento a essa população e a retirada de 1.817 crianças do trabalho infantil, das quais 900 saíram dos cruzamentos da cidade.

Kassab abordou ações em favor dos moradores de rua. “As vagas em albergues passaram de seis mil e seiscentas para oito mil e duzentas. Aumentamos o número de agentes de proteção de rua de vinte para cento e vinte e cinco. Ampliamos o atendimento de saúde psiquiátrica e dentária para essa população e firmamos parceria com o sindicato das empresas de mão de obra terceirizada para tentar a colocação profissional desse grupo de pessoas”, enumerou o prefeito.

Gilberto Kassab frisou que “a geração de empregos é a melhor forma de garantir uma existência digna, a plena integração à sociedade e o integral exercício da cidadania. Uma política econômica que privilegie a criação de postos de trabalho gera dignidade e constitui política inclusiva”, afirmou.

Participaram da solenidade no Ministério Público o governador Cláudio Lembo, o procurador geral de Justiça, Rodrigo Pinho, entre outras autoridades.


 



NOTÍCIAS
Centrais de Táxis acessíveis
Confira quais centrais disponibilizam o serviço na Cidade de São Paulo

 


O primeiro telejornal inclusivo da Internet brasileira


Acessibilidade. Siga essa idéia.