Prefeitura realiza primeiros Jogos Municipais Inclui Sampa

Esporte e inclusão das pessoas com deficiência: uma bandeira da Prefeitura de São Paulo

No mês de setembro, a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) e a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Seme) vão realizar os Primeiros Jogos Municipais Inclui Sampa na cidade de São Paulo, um evento pautado na inclusão, esporte e superação.

Durante os dias 7, 8, 9 e 10 de setembro, o Complexo Desportivo do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) e diversas unidades esportivas e educacionais de São Paulo serão palco desses Jogos que pretendem mudar o cenário esportivo da cidade não apenas por prestigiar, pela primeira vez num circuito municipal, as modalidades paradesportivas, mas, principalmente, por dar um grande pontapé para a inclusão das pessoas com deficiência através da competição e prática de atividades esportivas.

Nesta sexta-feira, 4 de agosto, no Edifício Matarazzo, centro (sede da Prefeitura paulistana), foram apresentados o regulamento dos Primeiros Jogos Municipais Inclui Sampa e o informações sobre as inscrições das equipes de entidades, associações e instituições ligadas à causa da pessoa com deficiência.

A expectativa é que mais de 200 atletas se inscrevam para as modalidades esportivas coletivas (basquetebol, futsal, goalball, natação, remo e vôlei sentado) e modalidades individuais (atletismo, showndown e xadrez).

As inscrições podem ser feitas de 4 a 18 de agosto no Departamento de Promoções Esportivas, Lazer e Recreação (DEPEL), da SEME, na rua Pedro de Toledo, 1591 – Vila Clementino, das 9h às 17h, ou,  quem preferir, a ficha de inscrição (que está disponível no site da SEME http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/)  pode ser encaminhada por e-mail para o endereço seme.depel@prefeitura.sp.gov.br.

Cada entidade inscrita deverá encaminhar um representante para o Congresso Técnico das Modalidades que será realizado no dia 26 de agosto, no Estádio do Pacaembu.

É livre a participação dos atletas em quantas modalidades quiser, respeitando as regras e a divisão dos jogos por categoria (masculino e feminino), segundo a deficiência dos atletas:
- Anão
- Pessoa com deficiência física (lesado medular, paralisia cerebral, poliomielite, amputado e lês autres)

- Pessoa com Déficit Intelectual: além das regras oficias, respeitará adaptações propostas pela arbitragem, em Congresso Técnico
- Pessoa com Deficiência Visual (B1, B2 e B3)

 - Pessoa com Deficiência Auditiva: além das regras oficiais, seguirá adaptações nas sinalizações de arbitragem a serem definidas em Congresso Técnico

Os jogos seguirão as regras estabelecidas pelas entidades:  IPC- International Paraliompic Commitee; Special Olimpics; CP-ISRA- Cerebral Palsy International Sport and Recreation Association; IBSA- International Blind Sports Association; INAS-FID- International Sports Federation for Persons with Intellectual Disability; IWAS- International Wheelchair and Amputee Sports Federation.

Serão distribuídas medalhas para os três primeiros colocados de cada prova. Será considerada equipe vencedora a entidade que obter o maior número de primeiros lugares. A associação campeã, vice e a terceira colocada, receberão troféus, nas categorias masculino, feminino e geral.

Prefeitura da cidade de São Paulo trabalhando pela inclusão das pessoas com deficiência:
Tem coisa que a gente não pode levar na esportiva.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 5088-6415 e 5088-6475.