Evento debate empregabilidade da pessoa com deficiência mental

Secretaria do Trabalho

A importância de desenvolver o mapeamento da empregabilidade das cadeias produtivas de diversos segmentos é um dos requisitos fundamentais na produção de um trabalho responsável e qualificado das pessoas com deficiências. Esta foi uma das bandeiras levantadas pelo secretário Gilmar Viana, na abertura do evento "Empregabilidade da Pessoa com Deficiência Mental: Aspectos Práticos e Jurídicos".

O encontro, realizado na sede do Instituto Apae, faz parte do calendário de atividades da 42ª Semana Nacional do Excepcional (comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto), e marca a primeira atuação conjunta das representativas organizações: Associação para o Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional (Adere), Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE-SP), e Associação Carpe Diem.

Durante o evento, o secretário falou da transformação radical da cidade de São Paulo do ponto de vista sócio-econômico. "Desde o final dos anos 70, a cidade está sofrendo transformações econômicas pela industrialização tardia e uma desconcentração industrial precoce. Atualmente, 80% dos empregos formais são voltados para o segmento de serviços e comércios. E nós representantes do poder público devemos estar atentos nesta área para qualificar pessoas com deficiências", disse o secretário, que também apontou os segmentos de moda, gastronomia, hotelaria e tecnologia da informação como promissores de oportunidades de empregos aos deficientes.

O secretário também acentuou o atendimento específico às pessoas com deficiência nas seis unidades de intermediação de mão de obra. " Nos seis postos (nas regiões de Itaquera, Interlagos, Lapa, Santana, Santo Amaro e Liberdade) oferecemos à população serviços de intermediação de mão-de-obra e de habilitação do seguro-desemprego. Até o mês de julho empregamos 547 pessoas com diversos tipos de deficiências e nosso próximo passo será uma parceria com o Sindihosp para oferecer cursos de qualificação gratuitos", falou ele.

A mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: secretário Municipal do Trabalho, Gilmar Viana da Conceição; Maria Madalena Rodrigues Wu, representando o secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social SMADS, Floriano Pesaro; Willian Coelho, representando a secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli; secretário Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), Rogério Amato.