Abertas inscrições para o último módulo do Curso de Capacitação para Práticas de Educação Física para Pessoas com Deficiência

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo (Seme), em parceria com a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência Reduzida (Seped), abre inscrições para o último módulo do curso sobre Práticas de Educação Física para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Para esse 5º e último módulo do programa, que irá abordar Estratégias de Aulas e Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência, são oferecidas 300 vagas e as inscrições já podem ser feitas através de memorando encaminhado à SEME-DUED 1, via Fax (tel 5575-1086) ou e-mail (seme.dued@prefeitura.sp.gov.br ou seme.chrdes@prefeitura.sp.gov.br). No memorando devem constar o nome completo, RF (registro funcional), categoria, padrão e unidade de lotação. Quem participou dos módulos anteriores já automaticamente inscrito.

Utilizando uma metodologia ativa-participativa, com a exposição de “cases”, o curso Estratégias de Aulas e Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência acontecerá nos dias 30, 31 de agosto e 01 setembro, das 8 às 12 h. A parte teórica será ministrada nos dois primeiros dias, no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista). No dia 01 de setembro, a parte prática do curso acontece no Ginásio do Pacaembu, na Rua Capivari – Portão 23, zona oeste da cidade.

O curso será ministrado por Jacqueline Dourado Penafort, especialista na área de capacitação.

O conteúdo programático será direcionado para instrumentalizar os profissionais envolvidos para que possam selecionar e/ou adequar procedimentos didáticos e técnicos para a prática de Educação Física e esportes para pessoas com deficiência, aprimorando a competência profissional no desenvolvimento de atividades físicas para essas pessoas.

O Programa é dirigido a professores, técnicos, auxiliares e estagiários de educação física e foi dividido em módulos com o objetivo de aprimorar os conhecimentos acerca de cada tipo de deficiência. Já foram realizados os módulos que abordaram as deficiências visual, mental, física e auditiva. A carga horária total do curso é de 60 h, divididas em 12 horas/aula por módulo.

Os participantes serão avaliados e será considerado aprovado o participante que obtiver o conceito “C” e, no mínimo, 80% de freqüência (por módulo) e ter freqüentado três módulos (36 horas), no mínimo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 5088-6419.

fonte: Tânia Januzzi/Seme

Faça o dowload da apostila Estratégias de Aula para Inclusão da Pessoa com Deficiência - Profª Jacqueline Dourado Penafort