Sete atletas com deficiência mental treinados pela Seme participam de etapa do Special Olympics

Denise Luque - Seme

O Special Olympics é um programa que promove treinamentos e competições esportivas para pessoas com deficiência mental. Participam as delegações de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, em seis modalidades: atletismo, basquete, futsal, natação, patinação e tênis de campo.

A técnica de Educação Física da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, Fernanda Janini Figueiredo – que treina pessoas com este tipo de deficiência na natação -vai levar sete de seus atletas para a etapa Nacional, agendada para o período de 2 a 5 de novembro, em Mogi das Cruzes.

Antes disso, nesta sexta, sábado e domingo (1, 2 e 3 de setembro) os 129 atletas do Estado de São Paulo terão a chance de realizar o primeiro treinamento coletivo na cidade de Itatiba, no Parque Ferraz Costa. “É uma boa oportunidade de integração entre eles”, afirma Fernanda.

O Coordenador Esportivo Estadual-SP, Paulo Brunoro, fala da importância de se promover competições como esta. “Não se trata de competição de alto nível. Aqui trabalhamos em nível de habilidade, assim todos têm a chance de ganhar ou perder, cada um competindo com atletas com o mesmo grau de desempenho”.

São 80 vagas a serem preenchidas para a próxima etapa, a Mundial – que será realizada no fim do ano que vem, na China. Mais de 140 países deverão participar.

“Além da atividade esportiva ser benéfica, há a melhora na socialização desses atletas portadores de deficiência mental”, conclui Brunoro.