Seme e Seped comemoram sucesso do curso de capacitação para técnicos de educação física

A iniciativa proporcionou aos profissionais de Educação Física conhecimentos técnicos e práticos a respeito de todos os tipos de deficiência

O Ginásio do Pacaembu foi palco, nesta sexta-feira (01/09), da celebração de um trabalho intersecretarial que resultou no aprimoramento da competência de profissionais de Educação Física para a convivência e desenvolvimento de programas de esportes, lazer e recreação para pessoas com deficiência por meio de uma prática inclusiva.


Aproximadamente 600 pessoas participaram dos módulos do Programa de Capacitação para Práticas de Educação Física para Pessoas com Deficiência, realizado em parceria entre a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação - Seme e Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped. O objetivo é proporcionar aos técnicos, professores, auxiliares e estagiários de Educação Física da cidade de São Paulo, conhecimentos técnicos e práticos a respeito das deficiências: visual, mental, física, auditiva e suas particularidades; além das políticas de inclusão e estratégias de aula.

O curso foi dividido em cinco módulos, sendo que o último módulo, que enfocou Estratégias de Aula de Educação Física e Políticas de Inclusão, teve início no dia 30 de agosto e foi encerrado hoje, dia 1º de setembro.

Nos dois primeiros dias deste módulo, no Teatro Sérgio Cardoso, os mais de 150 inscritos foram submetidos a um total de oito horas de instruções teóricas, que abordaram a orientação e planejamento de atividades, a administração desses trabalhos, o convívio dos alunos com os familiares, entre outros temas.

A responsável por transmitir o importante conteúdo do curso foi a professora Mestra Jacqueline Dourado Penofort, do CIAD (Centro Integrado de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro. "Vim a São Paulo exclusivamente para este curso, que representa um tipo de trabalho que exige continuidade", destacou Jacqueline. "Atividade física ajuda, dá suporte para o desenvolvimento e independência das pessoas com deficiência. Quando você dá condição para elas se mostrarem, se moverem, se tornarem independentes, naturalmente a auto-estima cresce, a ligação delas com as outras pessoas passa a ser melhor", acrescentou.

O último dia de trabalhos, que aconteceu hoje no Ginásio do Pacaembu, deu destaque para as atividades práticas, em que os alunos foram submetidos a vivências para sentir na pele o que sente uma pessoa portadora de deficiência ou mobilidade reduzida. Esta foi a dinâmica aplicada em cada um dos módulos.

"É preciso fazer um trabalho individualizado, mesmo se você estiver trabalhando com um grupo de deficientes", afirmou Jacqueline. "Se o profissional não tiver sensibilidade para perceber a necessidade do aluno, pode comprometer o desenvolvimento dele de alguma maneira. E isso não vale apenas para deficientes. Se estivermos trabalhando com um aluno diabético, por exemplo, será preciso dar uma atenção exclusiva para ele também".

Para Eliana Mutchnick, assessora técnica de esportes da Seped, a avaliação final do Curso de Capacitação foi a melhor possível. "Agradeço a presença de todos. Para mim, no decorrer desse ano, foi extremamente enriquecedor conhecer cada um de vocês nessas cinco etapas. Estou certa de que atingimos nossos objetivos", disse Eliana.

Mara Gabrilli, secretária Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, também prestigiou o encerramento do Curso. "Todos que participaram serão multiplicadores do projeto. Desta forma, poderemos atender de maneira melhor as pessoas com deficiência e mudar o cenário do esporte na capital paulista. Parabéns pelo dia de hoje", elogiou.

De acordo com Heraldo Corrêa Ayrosa Galvão, secretário de Esportes, "esse curso nasceu de um sentimento de que se fazia necessário entender que a exclusividade acabou. Agora é inclusão. Eu não posso aceitar mais situações como uma que eu vivi quando tinha seis anos de idade, quando a sociedade dizia que eu não podia brincar com cadeirante, com um deficiente físico de qualquer categoria, dizendo: 'cuidado, ele é doente'. Ele não é doente", frisou.

O Programa de Capacitação foi iniciado em março. Na estréia, o tema discutido foi Práticas de Educação Física para pessoas com cegueira e deficiência visual. Em abril, o módulo II abordou as atividades físicas dirigidas a pessoas com deficiência mental, seguido dos módulos que abordaram as deficiências física e auditiva, realizados em junho e início de agosto, respectivamente. O V e último módulo, concluído hoje, tratou das estratégias de aula e políticas de inclusão da pessoa com deficiência. A carga horária total do curso é de 60 h, divididas em 12 horas/aula por módulo.

Após avaliação, será considerado aprovado o participante que obtiver o conceito "C" e, no mínimo, 80% de freqüência (por módulo) e ter freqüentado três módulos (36 horas), no mínimo.

Além dos técnicos, professores, auxiliares e estagiários de educação física da prefeitura da cidade de São Paulo, representantes de diversas entidades esportivas e educacionais, como Sesc, Sesi e Senac, também marcaram presença na realização dos módulos.

Existe a possibilidade de que uma nova edição do Curso de Capacitação aconteça em 2007, caso a demanda seja novamente elevada. 

Faça o dowload da apostila Estratégias de Aula para Inclusão da Pessoa com Deficiência - Profª Jacqueline Dourado Penafort - V Módulo 

Divulgação:

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação - Seme