São Paulo sedia os Primeiros Jogos Municipais Inclui Sampa

Prefeitura da cidade de São Paulo trabalhando pela inclusão das pessoas com deficiência: Tem coisa que a gente não pode levar na esportiva

A Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) e a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Seme) promovem, de 07 a 10 de setembro, os Primeiros Jogos Municipais Inclui Sampa na cidade de São Paulo, um evento pautado na inclusão e superação por meio do esporte.

A abertura dos Jogos acontece no dia 07 de setembro, às 13 hs, no Ginásio do Pacaembu (Rua Capivari - portão 23). As provas começam logo após a abertura.

Durante os quatro dias, o Complexo Desportivo do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) e diversas unidades esportivas e educacionais de São Paulo serão palco desses Jogos que pretendem mudar o cenário esportivo da cidade não apenas por prestigiar, pela primeira vez num circuito municipal, as modalidades paradesportivas, mas, principalmente, por dar um grande pontapé para a inclusão das pessoas com deficiência por meio da competição e prática de atividades esportivas.

Duzentas e setenta pessoas se inscreveram para participar dos Jogos, para as modalidades esportivas coletivas (basquetebol, futsal, goalball, natação, remo e vôlei sentado) ou para as modalidades individuais (atletismo, showndown e xadrez).

Os atletas puderam se inscrever em mais de uma modalidade, respeitando as regras e a divisão dos jogos por categoria (masculino e feminino), segundo o tipo de deficiência:
- Anão
- Pessoa com deficiência física (lesado medular, paralisia cerebral, poliomielite, amputado e lês autres)
- Pessoa com Déficit Intelectual: além das regras oficias, respeitará adaptações propostas pela arbitragem, em Congresso Técnico
- Pessoa com Deficiência Visual (B1, B2 e B3)
- Pessoa com Deficiência Auditiva: além das regras oficiais, seguirá adaptações nas sinalizações de arbitragem a serem definidas no Congresso Técnico

Os jogos seguirão as regras estabelecidas pelas entidades: IPC- International Paraliompic Commitee; Special Olimpics; CP-ISRA- Cerebral Palsy International Sport and Recreation Association; IBSA- International Blind Sports Association; INAS-FID- International Sports Federation for Persons with Intellectual Disability; IWAS- International Wheelchair and Amputee Sports Federation.

Serão distribuídas medalhas para os três primeiros colocados de cada prova. Será considerada equipe vencedora a entidade que obter o maior número de primeiros lugares. A associação campeã, vice e a terceira colocada receberão troféus, nas categorias masculino, feminino e geral.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 5088-6415 e 5088-6475.

Consulte aqui:

Regulamento dos primeiros Jogos Municipais Inclui Sampa
Folder de divulgação do evento
Tabela dos jogos e inscrições

 

 

(Texto: Seped / Fotos: Comitê Paraolímpico Brasileiro)