Pessoas com deficiência aprovam atendimento no GP Brasil de Fórmula 1

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida prestou atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de outubro no Autódromo de Interlagos

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência (Seped), da São Paulo Turismo (SPTuris) e do serviço de transporte ATENDE da Secretaria de Transportes, pelo segundo ano consecutivo, tomou todas as medidas necessárias para que as acomodações e acessos para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida estivessem adequados durante os três dias de corridas no Autódromo de Interlagos.

O local reservado para acomodar essas pessoas foi o setor L. Os torcedores com deficiência puderam prestigiar os treinos e a corrida com ampla visão de todo o autódromo, além de estarem em frente à curva da vitória, a alguns metros antes da entrada dos boxes. Para facilitar ainda mais o deslocamento das pessoas com deficiência, a área ficou próxima dos sanitários adaptados, lanchonetes e ao lado da área de embarque e desembarque do serviço ATENDE.

Os torcedores aprovaram o local. “Está de parabéns a organização do evento, tudo foi pensado em apoio às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Quanto ao espaço, melhorou bastante em relação ao ano passado”, disse Adroaldo Mendes, do Rio de Janeiro. Já Renato Soares, de Sorocaba, interior de São Paulo, disse que gostaria de ter acesso a outros setores da pista e elogiou o Atende: “o setor destinado a pessoas com deficiência é muito bom e o acesso através do ATENDE é ótimo”, observou.

Durante os três dias do evento a Seped distribuiu um questionário para todos os freqüentadores do setor (pessoas com deficiência e seus acompanhantes) para que avaliassem as condições de acessibilidade e conforto do local. O setor recebeu pessoas não somente de São Paulo, mas também de Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Paraíba, Tocantins, Curitiba, e até de outros países como Argentina, Espanha, Uruguai, Chile e Inglaterra.

A Seped irá analisar cada um dos questionários e elaborar um relatório que possa servir de apoio para futuras obras de acessibilidade no autódromo. O local foi uma maneira encontrada pela Prefeitura de São Paulo e a organização do evento para proporcionar mais conforto para todos os amantes do automobilismo que aguardam o ano todo para assistir ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.