Prefeito entrega Telecentro acessível a pessoas com deficiência

A nova unidade, décima sétima inaugurada na gestão e segunda acessível, fica em Ermelino Matarazzo e integra pessoas com deficiência através da inclusão digital

Um Telecentro moderno, que proporciona inclusão social e digital a pessoas com deficiência, foi entregue nesta sexta-feira (27/10) pelo prefeito Gilberto Kassab, em Ermelino Matarazzo, zona Leste.

“O Telecentro possibilita a inclusão social por meio da inclusão digital. Dá acesso à internet a pessoas sem condições financeiras de comprar um computador e se conectar à rede mundial de computadores. Neste caso, vamos além. Atenderemos também pessoas com deficiência. Por isso, foi muito gratificante inaugurar essa unidade. Vamos entregar outras semelhantes, à medida que parcerias ou nossas condições orçamentárias permitirem”, afirmou.


Com vinte computadores, o Telecentro ACDEM (Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo), localizado no bairro da Chácara D. Paulo Evaristo, é a décima sétima unidade entregue em 2006. A administração será feita em parceria com a Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo. Funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h.

A capacidade de atendimento é de 4.860 pessoas por mês, das quais 1.215 com deficiência. A unidade é resultado da parceria entre Prefeitura, Microsoft e Instituto EFORT, e é o segundo implantado com equipamentos especiais (o outro é o Telecentro Efort, na Vila Mariana). Outros três semelhantes serão entregues nas Zonas Norte, Sul e Oeste de São Paulo.

A estrutura é semelhante à das demais, com rampas de acesso, piso nivelado e sanitários especiais. Mas a acessibilidade do Telecentro ACDEM engloba também a utilização dos computadores. São cinco máquinas equipadas com programas e acessórios que facilitam o uso por pessoas com deficiência.

Os equipamentos possuem teclados intellikeys, com teclas grandes e de alta sensibilidade digital, e do tipo “colméia”, com teclas vazadas, que permitem a utilização por pessoas com dificuldades motoras.

O novo Telecentro também tem acessórios como o mouse trackball, de tamanho maior e com movimentação do cursor pela parte superior, e adaptadores anatômicos (órtese tubular moldável). Estes últimos são tubos de silicone flexíveis e modeláveis para apoiar membros (mãos, pés, dedos e cabeça), que funcionam como extensão motora para auxiliar no toque das teclas.

Para pessoas com dificuldades visuais, uma lupa eletrônica funciona com duas câmeras (uma fixa, colorida; outra móvel, em preto e branco). Ela permite a leitura de jornais e revistas. A reprodução da imagem captada pelas câmeras é ampliada em escala variável, facilitando a leitura no monitor.

Outro computador é equipado com roller mouse e grandes teclas coloridas. Eles fazem a função do mouse convencional, com um simples toque das mãos.

O Telecentro ACDEM também disponibiliza instrumentos de auxílio para deficiências auditivas, como programas de linguagem de sinais para surdos, e impressoras em Braille (para cegos) e a laser.

Professores especializados farão o acompanhamento dos usuários. Eles fizeram treinamento para ajudar os novos internautas a manipular os computadores.

"A inclusão e o respeito será a tônica da convivência entre as pessoas com deficiência e a comunidade. As máquinas estão dispostas de forma a permitir essa integração", disse Mauro Proença, supervisor do Telecentro ACDEM. "A iniciativa da Prefeitura vai fazer chegar ao público mais carente o acesso a essa tecnologia, que tem custo muito alto e acaba limitando a utilização somente àqueles que têm condição de pagar”.

Serão oferecidas oficinas especiais, como Mundo do Trabalho, Arte Digital e Educação Ambiental. Segundo Natália Ramos, coordenadora geral da ACDEM, as pessoas com deficiência vão se beneficiar em vários aspectos. Terão acesso ao espaço, que atenderá todos os freqüentadores, à utilização dos computadores e ao convívio com a comunidade. "A maioria delas não tem qualquer contato com computadores, nem em casa, nem em outros locais”, ressaltou.

Acompanharam o prefeito o secretário de Participação e Parceria, José Police Neto, os subprefeitos Eduardo Camargo Afonso (Ermelino Matarazzo) e Arthur Xavier (Cidade Tiradentes), Roberto Rios, representando a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, e Célia Regina Salotico, representado a Secretaria Municipal de Educação.



Telecentros com acessibilidade

Telecentro Acdem
Endereço: Rua Abel Tavares, 1.564 - Chácara Dom Paulo Evaristo Arns, Ermelino Matarazzo Telefone: (11) 6545-1675

Telecentro Efort
Endereço: Rua Sena Madureira, 137 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5549-6313